Saúde e boa forma: saiba como ser manter saudável com uma dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada é importante tanto para estética do seu corpo quanto para a saúde. A alimentação adequada garante o funcionamento perfeito do organismo. Quando o consumo de alimentos é feito de forma planejada, abrangendo os principais grupos alimentares, a pessoa se aproxima da nutrição ideal. O corpo passa a desempenhar bem todas a suas funções e o peso permanece controlado.

Duas questões devem sempre ser lembradas: o ser humano é único, portanto a dieta deve ser planejada de forma individual e por um profissional qualificado. Outro ponto é que somos o que comemos, logo se nos alimentos de forma adequada temos um vida mais plena.

Saúde e boa forma: saiba como ser manter saudável com uma dieta equilibrada

Importância da dieta equilibrada

  1. Previne o aparecimento de doenças

Uma dieta balanceada é responsável por reforçar seu organismo contra o surgimento de doenças e infecções e combatê-las quando aparecerem. Com o sistema imunológico em dia diminuem-se muito as chances de sofrer com pressão alta, diabetes, câncer, entre outras.

  1. Manter o peso

Alimentar-se de forma equilibrada ajuda a manter o peso em níveis ideias para seu tipo de corpo. Funciona em dois flancos nos quais evita-se a obesidade e ao mesmo tempo reduz o risco de desnutrição.

  1. Auxilia no desenvolvimento e definição muscular

O consumo correto de alimentos faz com que o corpo funcione da melhor forma possível. Portanto evita-se a ingestão de calorias além da cota mantendo os nutrição necessária para o desenvolvimento muscular. Portando, aqueles que desejam entra em forma necessitam de uma dieta equilibrada.

  1. Melhora a saúde mental

Alimentar-se bem promove o bem-estar. O sono é mais tranquilo, o corpo esbanja energia, a memória não te deixa na mão, entre várias outras coisas.

Quais alimentos devem estar presentes

  1. Frutas e legumes

As frutas e legumes fornecem ao corpo várias substâncias necessárias ao bom funcionamento do organismo, como vitaminas, minerais e antioxidantes. São alimentos pouco calóricos e ricos em água, tornando-se assim indispensáveis para os praticantes de atividades físicas.

  1. Proteínas

Tem estreita relação com a recuperação e crescimento dos tecidos. Portanto, são importantes para lesões na pele e musculares, prevenir problemas cardíacos, perda de cabelo, entre outros.

  1. Carboidratos

Graças aos carboidratos é possível suportar a pressão diária. São eles que fornecem energia para o corpo.

Alimentos pouco calóricos que ajudam a prevenir doenças como o câncer, diabetes, entre outros.

  1. Leite e derivados

Principais fontes de cálcio ajudam a manter a saúde dos dentes e ossos.

  1. Fibras

As fibras têm como característica principal promover a saúde do sistema digestivo. Com isso, controlam os níveis de colesterol e açúcar, além de manter o perfeito funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.