Quantas calorias consumir para emagrecer

Principalmente aqueles que estão iniciando uma dieta pensam logo que quanto menos se come, mais se emagrece e, apesar de parecer meio óbvio não é bem assim que as coisas funcionam.

É muito comum o erro de se comer muitas poucas calorias enquanto se trabalha com a perda de peso. O maior problema disso é que além de ser possível que a pessoa se sinta frustrada, irritada e cansada pode-se obter também uma decepção com pouco ou nenhum emagrecimento.

calorias tabela

Mas o que seria uma quantidade muito baixa de calorias?

Isso varia muito de acordo com a idade, peso, sexo do indivíduo, consumo diário dentre outros fatores. Mas como cálculo básico podemos citar que menos de 1.200 calorias para mulheres e 1.600 calorias para homens é algo muito baixo.

Porque dietas muito baixa em calorias não funcionam?

É muito simples: quando você consome muito poucas calorias seu inteligente organismo recebe um alerta e pensa que você está morrendo de fome. o resultado? O corpo passa a economizar e gastar menos energia e diminui o metabolismo.
Pior ainda: quando esgota-se o estoque de hidrato de carbono o organismo passa a usar os músculos como parte da energia.

Então, o que seria um bom déficit calórico?

A grande maioria dos especialista na área de saúde trabalham com o déficit calórico de 200, ou seja, o suficiente para causar uma pequena perda de peso sem seu cérebro perceber.

Claro que é inegável que as dietas muito baixas em calorias emagrecem num curto prazo, mas não em longo prazo.

Cálculo utilizado pelos nutricionistas

E utilizado a taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias para que se organismo mantenha-se em funcionamento.

Mulher: [247 – (2.67 x idade)] + (401.5 x altura) + (8.6 x peso)
Homem: [293 – (3.8 x idade)] + (456.4 x altura) + (10.12 x peso)
Exemplo: Mulher de 30 anos, com 50 kg e 1.60m = 247 – (80.1) + (642.40) + (430) = 1239.30 kcal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.