Dieta paleolítica: o que é isso?

Existem muitas dietas e a cada momento surge uma nova, entre as novas tendências está a dieta paleolítica. Como o próprio nome sugere, ela se originou dos nossos antepassados que viveram no período paleolítico. A ideia é que se consumam os mesmos tipos de alimentos que eles consumiam, pois acredita se que além de ajudar a emagrecer ela fortalece o sistema imunológico.

Na verdade essa dieta é bem diferente, pois não fica contando suas calorias apenas ajuda a fazer uma alimentação correta e com alimentos saudáveis. Produtos industrializados não fazem parte do cardápio.

Dieta paleolítica: o que é isso?

A grande ideia da dieta paleolítica é ingerir alimentos mais saudáveis e naturais, deixando o nosso organismo mais fortalecido pelo qualidade da alimentação.

O que pode comer

As frutas e vegetais são liberados, pois além de terem diversos nutrientes ajudam a combater doenças cardíacas e também alguns tipos de câncer. As carnes também estão liberadas, mas de preferência a dos animais que se alimentam com capim ao invés de grãos.

Dentre as gorduras as que são mais “naturais” estão liberadas como o azeite de oliva e a banha de porco, porém devem ser consumidas em pequena quantidade.

Para beber opte por chá ou café, porém puros sem nenhum tipo de açúcar ou adoçante. Para temperar os alimentos deve se optar por cebola, alho, salsinha e outros, sempre ervas naturais e frescas.

O que não pode comer

Estão proibidos os alimentos industrializados, ou seja, nada de pratos congelados, frios, refrigerantes e muitos outros. As massas também não fazem parte desse cardápio, se quiser carboidratos pode obtê-los nas batatas, por exemplo. Deve também evitar grãos de trigos soja e seus derivados.

Existe contraindicação?

Apesar de consumir apenas alimentos saudáveis existe divergência de opiniões quanto a dieta. Alguns atletas a tem adotado com a supervisão médica, informando que os músculos ficam mais resistentes e melhora o desempenho nas atividades físicas. Tanto que cada vez mais são os adeptos da dela.

Porém, alguns profissionais afirmam que a dieta é bastante restritiva e que pode trazer prejuízos a saúde, principalmente por conta de diminuição dos carboidratos no organismo.

Apesar dessas opiniões divergentes existe um ponto em comum, todos concordam que a diminuição de produtos industrializados, a de gorduras não saudáveis e o aumento de alimentos naturais podem trazer benefícios à saúde.

Assim como qualquer dieta da moda, nada deve ser feito sem a orientação de um nutricionista que irá identificar quais são as sua necessidades alimentares e elaborar um cardápio específico a sua realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.