Tapioca na dieta

Por J.Costa


A tapioca é um alimento que está presente no Brasil desde a chegada dos portugueses, tanto que Pero Vaz de Caminha faz referência a ela em uma de suas cartas à Portugal. Mas mesmo tendo tanto tempo de existência ela ainda não é conhecida por muitos brasileiros, com exceção dos que vivem nas regiões Norte e Nordeste. Mas recentemente isso vem mudando e ela está se disseminando pelo país.

Para quem ainda não conhece, a tapioca é feita com uma farinha da mandioca (conhecida também como macaxeira ou aipim) extraída de um líquido resultante da prensagem e quem tem baixo valor nutricional por não possuir fibras e proteínas. Porém ela possui um alto valor glicêmico que auxilia a digestão dos carboidratos no organismo transformando o açúcar do sangue.

Por conta disso, ela é muito recomendada nas dietas substituindo com grande eficácia o pão por não tem gordura e nem sódio. E para preparar ela não necessita de óleo o que a torna ainda mais indicada para quem quer perder ou manter o peso.

A tapioca na dieta

Seu sabor também não é nem doce e nem salgado sendo um alimento neutro e bastante versátil. Para auxiliar na dieta a dica é escolher bem os recheios, eles devem ser pouco calóricos, mas conter grande quantidade de fibras e proteínas. Mas quem quiser também pode consumir apenas a massa que é uma delícia.

Quem pensa em começar a consumir a tapioca saiba que a farinha já pode ser encontrada em supermercados ou então em casa que vendam produtos nordestinos. Para quem quer ter menos trabalho procure comprar a fécula já hidratada, assim ela pode ir direto da embalagem para a panela.

Para auxiliar na dieta separamos algumas sugestões de recheios.

Peito de Peru

Coloque duas fatias de peito de peru e uma colher de cream cheese. Para quem quiser incrementar ainda mais pode colocar tomate e alface cortada em tiras.

Ricota

Recheie com ricota, orégano e tomate. A dica nesse caso é ralar a ricota para que fique melhor distribuída.

Frango

Faça uma pasta com frango desfiado e requeijão light e cebolinha. Complemente com algumas olhas de rúcula ou alface.

Banana

Se quiser optar pela tapioca doce uma boa opção é a banana cortada em rodelas com um pouco de mel.

Maçã

Corte a maçã em fatias bem finas. Durante o preparo coloque as fatias  polvilhe um pouco de canela.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.