Substitua exercícios por outros e tenha mais sucesso

Por J.Costa


Você sabe para que serve cada exercício que você anda praticando na academia? Para muitas pessoas o importante é o resultado que se obtém de cada um deles, mesmo sem saber como que cada um reage em nosso corpo. Algumas atividades podem não ser eficazes como se imagina, por isso, o ideal é que você substitua exercícios por outros e tenha mais sucesso. Confira aqui, alguns exercícios que você pode substituir:

Abdominal

Um exercício de abdominal é um clássico entre os atletas, porém, de acordo com especialistas, precisa ser atualizado. Isso porque os movimentos tradicionais são menos eficazes para o músculo reto abdominal e para os oblíquos, ou músculos da cintura. Sem contar que este movimento pode trazer um desequilíbrio de força, causando problemas nas costas, devido a subida que requer mais força dos músculos frontais do que dos oblíquos.

Este exercício pode ser substituído pelo movimento da prancha, mas para fazer esse movimento, é preciso uma ativação maior dos músculos oblíquos, em relação a uma abdominal tradicional. Sem contar que, de acordo com uma pesquisa realizada, a prática nesta posição diminui o risco de se ter dor nas costas com a chegada da “idade”. Isso acontece porque ele ajuda a construir a força muscular, preservando assim, a coluna.

Supino

O Supino é um exercício conhecido como uma excelente opção para fortalecer o peitoral e também o tríceps, porém, pode trazer sérios problemas nos ombros. Sem contar que o próprio exercício limita o movimento natural nas omoplatas (osso grande, par e chato), fazendo uma enorme pressão nessa região. Por isso que esse exercício é considerado inseguro.

Mas você pode substituí-lo por flexões de braço, pois são mais seguras e ainda não exigem nenhum equipamento, além de trabalharem os peitorais, os ombros e os tríceps. Sem contar que esse exercício poderá ser feito de diversas maneiras, trabalhando músculos específicos ou aumentando a intensidade e a complexidade de cada movimento.

Substitua exercícios por outros e tenha mais sucesso

Substitua exercícios por outros e tenha mais sucesso

Leg Press

Essa máquina não é 100%, como muitos atletas acreditam. Isso se dá pelo fato de que você trabalha apenas um único grupo muscular, o que é uma força que não se traduz em atividades diárias. Você poderá substituir o Leg Press por agachamentos, ou seja, você poderá utilizar todos os músculos das pernas com agachamentos variados. Dica: a medida que esse exercício fica mais fácil, você deve adicionar pesos de mão para assim, ver resultados no corpo todo.

Pec Deck

Algumas pesquisas mostram que esse é um exercício ótimo para o fortalecimento do peitoral, porém, esse aparelho coloca a articulação do ombro em uma posição vulnerável. Isso poderá fazer não só que pessoas que aqueles que têm problemas no ombro fiquem pior, como também machucar atletas saudáveis.

Uma dica é substituí-lo por cruzamento de cabos, pois esse tipo de parelho fortalece mais rápido e mais efetivo, utilizando os mesmo músculos que o pec deck utiliza, mas sem colocar em risco as suas articulações.

Para não ter problemas sérios com os exercícios que você já é acostumado a praticar, substitua exercícios por outros e tenha mais sucesso!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.