Razões para escovar os dentes (além da cárie e mau hálito)

Por J.Costa


Todo mundo sabe que escovar os dentes é fundamental para uma boa saúde, afinal, a saúde começa pela boca. E para dar mais ênfase nisso um estudo recente da Universidade da Califórnia comprovou que escovação diária está associado a um menor risco de desenvolver demência, entre outras doenças.

Segundo o Jornal da Sociedade Americana de Geriatria, quase 6 mil pessoas com uma idade média de 81 anos foram monitorados entre os anos de 1992 e 2010 e ao longo desse período, mais de 1 mil delas havia desenvolvido demência. Descobriu-se então que os participantes que não praticam escovação diária tinham 65 por cento maior de chance de desenvolver demência do que aqueles que a fizeram.

Os resultados puderam ser observados tanto em homens quanto em mulheres, no entanto, as mulheres parecem ser mais afetadas com a doença que os homens.

Além de ajudar a manter os dentes saudáveis e funcionais, a saúde bucal estão associados a um menor risco de demência em adultos mais velhos. Há ainda indícios de que aqueles que não escovam os dentes diariamente tem um maior risco da doença de Alzheimer.

Da mesma forma, um estudo conduzido no ano de 2007 pelo Journal of the American Dental Association mostrou uma ligação entre a perda do dente e a demência.

A escovação diária assim como a manutenção de um peso saudável tem se demonstrado eficaz contra uma série de doenças.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.