Qualquer esporte aumenta a expectativa de vida

Por J.Costa


Que o exercício físico faz bem para saúde todos nós já sabemos. Mas a maior prova disso é que um estudo comprovou que todo treinamento, independentemente do esporte aumenta a expectativa de vida.

Dois estudos publicados no BMJ confirmam o fato de que os melhores atletas do mundo são de fato um dos mais saudáveis graças a seus regimes e treinamento rigoroso.

No primeiro estudo foram analisadas as expectativas de vida de mais de 15 mil atletas olímpicos. Notou-se que todos aqueles que receberam pelo menos uma medalha durante a vida viveram em média 3 anos a mais que a população geral. Foram necessários cerca de 30 anos de estudo para se chegar ao término da pesquisa.

corredores

Corredores amadores em uma Maratona no Nordeste.

Os estudos apontaram uma coisa interessante também: os benefício da longevidade ocorreram entre os praticantes de todos os esportes incluindo eventos como futebol, basquete, salto e atividades de resistência como luta e levantamento de peso.

Embora os autores não tenham investigados as reais razões para a longevidade, algumas teorias apontam que os atletas em geral são mais saudáveis ??do que a média geral da população. Além disso, atletas olímpicos “abusam” da alimentação saudável e aptidão física. Parte da aptidão pode ser devido à genética, mas seus ambientes de treinamento provavelmente amplificam as vantagens e potenciais genéticos.

Outro destaque da pesquisa é que existem fortes evidência de que um melhor nível socio econômico está associado com uma menor mortalidade. A melhoria da nutrição, educação e acesso a serviços médicos são certamente os principais responsáveis pela diferença.

A atividade física queima o excesso de calorias e mantém o peso sob controle além de promover a alimentação saudável e função metabólica melhorada. E esses benefícios não estão limitados a atletas olímpicos!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.