Qual a quantidade correta de proteína que devo consumir?

Por J.Costa


Uma das perguntas mais enviadas para nós é com relação a qual a quantidade de proteína que deve ser consumida, principalmente pelo fato de muita gente perder massa muscular durante um longo período de tempo por causa das dietas chamas “yo-yo”. Aqui está a resposta!

Há diferentes filosofias alimentares sendo que cada qual usa diferentes quantidades de proteína, gordura e carboidratos para o consumo diário. Podemos pegar por exemplo, a famosa dieta do Dr.Atkins que sugere um alto consumo de proteína, ou melhor, cerca de 50% da dieta é constituída de proteína. Em outra fase, as recomendações são de cerca de 40% de proteína no consumo diário e baixo teor de gordura.

Apesar de diferentes dietas sugerirem diferentes quantidades de proteína, uma regra de ouro é uma grama de proteína por quilo de peso corporal. Para atletas esse consumo deve ser de cerca de 1,5 gramas por quilo, já praticantes de musculação que almejam aumento de massa muscular esse consumo deve ser de 2 à 4 gramas por quilo de peso corporal. Fisiculturista de alto nível consomem quantidades absurdas, mas isso pode ser prejudicial para a saúde.

Com relação ao efeito yo-yo”, há muitas controvérsias com relação a esse assunto. De qualquer forma, se você está trabalhando para tonificar e desenvolver maior massa muscular, é interessante aumentar a ingestão de proteína.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.