Prós e contras do refrigerante light, zero e diet

Por J.Costa


Quando o assunto é uma alimentação saudável, os refrigerantes light, diet e zero causa polêmicas. Muitos se perguntam se a quantidade de sódio é grande, se o adoçante causa câncer e se é só tirar o açúcar que essas bebidas têm que serão bem vidas às refeições? Mas como todos os alimentos e bebidas, os refrigerantes também precisam ser consumidos com moderação. Conheça aqui, os prós e contras do refrigerante light, zero e diet.

A ingestão em excesso do refrigerante, principalmente nas refeições, podem causar má digestão, por isso, o recomendado é uma ingestão máxima de 200 ml por refeição. Se você analisar o refrigerante light e diet, por exemplo, você saberia responder qual deles possui baixa caloria, isento de açúcar?

No caso dos refrigerantes light e diet, eles não apresentam diferenças, ou seja, ambos são livres de açúcar e de calorias. Você pode perceber que algumas marcas optaram por excluir no país, o título “diet” e isso porque algumas pessoas passaram a acreditar que a ideia do diet é que existia a privação de elementos bons do produto.

Refrigerantes light, zero e diet provocam aumento de peso?

Os refrigerantes ligh, zero e diet não provocam o aumento de peso e isso porque são bebidas de baixa caloria. Mesmo assim, precisam ser consumidas com moderação, no máximo 200 ml por refeição. É muito importante que você crie o hábito de ingerir sucos naturais no lugar de refrigerantes, mesmo que light.

Mas cuidado ao ingerir refrigerante zero sabor de frutas, pois eles apresentam um valor calórico de 5 Kcal, aproximadamente. Os refrigerantes de baixa caloria possui maior teor de sódio do que a versão tradicional e podem chegar a mais do que o dobro. Por exemplo, um copo de refrigerante light ou zero costumam ter 28 mg de sódio em 200 ml, enquanto o refrigerante normal tem mais ou menos, 10 mg.

Prós e contras do refrigerante light, zero e diet

Qual a melhor opção: diet, light ou zero?

Os consumidores possuem dúvidas na hora de escolher os produtos classificados como diet, light e zero, pois não sabem a diferença entre eles. Conheça um pouco de cada um:

Diet

É um alimento sem a adição de açúcar, gordura ou proteína. Muito indicado para pessoas com doenças metabólicas como, colesterol, diabetes e doença celíaca (intolerância ao glúten).

Light

Esse é um alimento com redução mínima de 25% de calorias ou de algum nutriente. É indicado para as pessoas que querem reduzir o teor de açúcar, sal e gorduras na alimentação.

Zero

Podem ser alimentos com redução de calorias e sem açúcar ou isentos de nutrientes em relação ao original. Possuem a mesma indicação dos alimentos light. Se eles forem zero por isenção de açúcar, pode ser consumido por portadores de diabetes também.

Existem muitos prós e contras do refrigerante light, zero e diet, o ideal é você consumi-los com moderação e optar sempre por sucos naturais.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.