Principais mitos da musculação e da alimentação

Por J.Costa


Certamente o melhor remédio para o fracasso é a informação. Por esse motivo temos listado aqui os principais mitos quando o assunto é alimentação e musculação. Não vá para a academia sem ler este artigo!

Se você está iniciando na musculação, está procurando se alimentar de maneira mais saudável ou ambas as coisas, é muito provável que procurando informações na internet você encontrará muita coisa, porém, é tanta coisa exposta que fica difícil separar a realidade da ficção criada por algumas pessoas. Se ligue naquilo que é certo e não perca tempo com bobagens!

Pinoquio

#Mito 1: Se as calculadoras de “peso ideal” informarem que você está acima do peso você é gordo.
O Ronni Coleman tem 1,80 e pesa 150Kg com um percentual de gordura tão baixo que um ser humano comum nunca vai conseguir chegar. Será que ele é gordo?
O músculo é muito mais denso e ocupa menos espaço que a gordura corporal. É exatamente por isso que uma pessoa menor, mais musculosa pode pesar mais do que uma pessoa maior e com mais gordura.

#Mito 2: Vegetarianos não conseguem ganhar massa muscular.
Para construir massa magra (músculos), é preciso três elementos fundamentais: exercício, excesso calórico e nutrientes. Os vegetais possuem menos calorias que alimentos industrializados, mas se você comer calorias os macronutrientes e os micronutrientes que seu organismo necessita através de vegetais, fatalmente você vai ganhar músculos.

#Mito 3: Para ser saudável é necessário comer frutas.
Os vegetais têm mais minerais, vitaminas e propriedades medicinais do que frutas, porém, possuem menos calorias. Em geral os vegetais têm menos calorias do que frutas por causa da frutose.

#Mito 4: Mulher que faz musculação fica masculinizada.
A menos que você não tome esteroides anabolizantes é improvável que ganhe músculos como um homem. O que o exercício com peso faz é deixar a mulher mais bonita e modelada.

#Mito 5: Se parar de treinar o músculo vira gordura.
Quando você para o treinamento com pesos, você muda o ambiente para seus músculos, ou seja, eles não terão mais a necessidade de serem grandes e como consequência o organismo vai diminuí-los para economizar energia. Apesar disso, o músculo não vira gordura de forma alguma, o que costuma acontecer é pessoas que fazem musculação e depois param de treinar, continuam comendo como antes, então, como o corpo necessita de menos calorias que anteriormente vai estocar essas calorias extras em forma de gordura.

#Mito 6: O sal faz mal para a saúde.
O sal, assim como todos os outros minerais, é necessário para a boa saúde. O que faz mal é excesso de sódio geralmente encontrado em embutidos, salgadinhos etc.

#Mito 7: Se treinar pesado pode comer o que quiser.
Para queimar gordura você precisa gastar mais calorias do que ingere. Por mais que você faça exercícios, se comer em excesso vai aumentar seu peso não só com músculos mas também com muita gordura. Para ganhar músculos com o mínimo de gordura deve-se ingerir de 500 à 1.000 calorias a mais do que o corpo precisa na forma de alimentos saudáveis, ou seja, carnes magras, integrais etc. Além disso, é preciso dividir os macronutrientes de forma adequada.

#Mito 8: Alimentos naturais, orgânicos e sem glúten são melhores para emagrecer.
Esses alimentos podem ser mais saudáveis, porque eles são mais propensos a ser livre de pesticidas e outros produtos químicos, mas ainda assim possuem calorias igualmente os outros.

#Mito 9: Mulheres não precisam treinar a parte superior do corpo e homens não precisam treinar pernas.
Isso pode parecer bizarro para algumas pessoas mais esclarecidas, mas acredite: boa parte do pessoal que frequenta academias fazem isso. Provavelmente essas pessoas nunca ouviram falar em simetria.

#Mito 10: Depois dos 30 o metabolismo fica lento e você não ganha músculos.
Certamente com o passar dos anos o metabolismo tende a ficar mais lento e o ganha muscular torna-se um pouco mais difícil, mas se a pessoa é sedentária é aqui que a coisa fica muito pior. Enquanto você está desafiando seus músculos e alimentando-os com os nutrientes adequados, ele vai reagir. Se você fizer o seu melhor vai ter bons resultados!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.