Pressão arterial diferente entre braços e o risco cardíaco

Por J.Costa


Uma recente pesquisa apontou que pessoas cuja a pressão arterial é diferente entre os braços direito e esquerdo podem estar sofrendo de uma doença vascular que aumenta o risco de morte.

Tradicionalmente as pessoas apenas verificam a pressão arterial em um braço, mas hoje isso não é o bastante já que as artérias que correm sob a clavícula podem ficar bloqueadas e por esse motivo há uma diferença na pressão sanguínea nos braços.

Segundo os especialistas, os médicos devem verificar a pressão arterial em ambos os braços, especialmente entre os fumantes e diabéticos.

Nesse recente estudo liderado pelo Dr. Christopher Clark da Inglaterra, a diferença de 15 milímetros de mercúrio (mmHg) ou mais entre as leituras foi ligado diretamente ao risco aumentado de estreitamento ou endurecimento das artérias.

Os pesquisadores fizeram questão de ressaltar que a doença vascular periférica pode levar a AVC ou morte precoce e por esse motivo é muito importante detectar e tratar as doenças vasculares no início reduzindo a pressão arterial e o colesterol bem como seguindo hábitos saudáveis como deixar de fumar.

No Brasil essa questão por enquanto é pouco comentada e além disso, os médicos não tem o hábito de medir a pressão arterial nos dois braços dos pacientes. Esperamos que esse quadro mude o quanto antes!

Continue lendo:

2 thoughts on “Pressão arterial diferente entre braços e o risco cardíaco

  1. eu tenho pressao diferenciada e nenhum medico mim disse o que eu tenho precisomuito saber o que e pq eu tenho18 anos tenho umbebe de 3 anos nao queromorre .

  2. se tem alguem que pode mimajudar que seja medico por favor entre em contato.02121-8397-6380 telefone da tim paloma stane.muitoobrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.