Porque alimentos fritos engordam e fazem mal

Por J.Costa


A verdade é que os alimentos fritos deixam os alimentos mais gostosos, é fato. Com certeza se você pergunta para dez pessoas se é mais gotoso um peito de frango frito ou cozido, no mínimo nove delas escolherão a primeira opção. É uma pena que as frituras sejam um verdadeiro veneno a saúde humana.

Mesmo que se utilize azeite ou óleo de boa qualidade para fritar os alimentos, o fato é que o processo de fritura faz alterações químicas no óleo deixando ele de ser insaturado transformando-o em gordura saturada, causadora de diversas doenças. A batata, por exemplo, possui amido de batata em sua composição química que quando submetido a fritura torna-se perigoso a saúde.

Para piorar o quadro, o processo de fritura promove a formação da gordura trans, relacionada ao aumento de doenças cardiovasculares. Só isso (como se fosse pouco)? Não, o calor estraga a estrutura química da gordura e produz uma substância chamada acroleína, conhecida no meio científico como cancerígena. Além disso, o alimento colocado no óleo em alta temperatura fica desidratado e perde boa parte de seus nutrientes.

frituras

Se olharmos para o chocolate, por exemplo, apesar de ser um alimento que engorda, comprovadamente tem certos benefícios para a saúde se consumido com moderação, o que não corre no caso dos alimentos fritos.

Não há exceção nos alimentos fritos, ou seja, todos são ruins para a saúde. Eliminar alimentos fritos da dieta é necessário não só para emagrecer ou manter o peso como também altamente recomendado para todos aqueles que se importam com sua saúde.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.