Porções ideais para uma dieta saudável

Por J.Costa


Os estudos científicos mostram de forma importante algumas mudanças nas concepções da alimentação mais indicada com a determinação das porções ideais para uma dieta saudável dos mais variados tipos de alimentos.

A pirâmide alimentar conhecida da maior parte das pessoas conta com as quantidades diárias que devem ser consumidas de frutas, verduras, cereais, carnes, legumes e outros componentes da dieta, mas nesta separação ocorreu uma descoberta importante que vamos mostrar em detalhes neste artigo.

Porções ideais para uma dieta saudável

Pesquisas sobre as porções ideais para uma dieta saudável

Uma pesquisa feita por 12 anos pela University College London descobriu que os vegetais são quatro vezes mais saudáveis para o corpo humano do que as frutas e por isso, de acordo com informações divulgadas no jornal Huffington Post, é preciso a ingestão de 10 refeições diárias. Esta informação é uma novidade já que consiste simplesmente no dobro da recomendação oficial do setor de saúde preconizado de 5 porções a cada dia desta modalidade de alimentos.

De acordo com as informações desta nova pesquisa cinco porções diárias de frutas e verduras não são adequadas sendo que dez é o número indicado do seu consumo garantindo uma redução no risco de morte de 45%. Este percentual é bem maior do que quantidades menores já que apenas três porções de frutas e verduras por dia reduzem apenas 29% o risco de morte enquanto que o consumo de 1 a 3 porções diminuem apenas 14% a chance de mortalidade de acordo com estudo divulgado no Journal of Epidemiology and Community Health. Além disso, a qualidade destes tipos de alimentos a serem ingeridos também influencia na qualidade de vida e saúde já que frutas utilizadas em formato enlatado ou mesmo congelado na forma de polpa contam com um risco 17% maior da ocorrência de morte.

Em comparação com as verduras as frutas e seus sucos não demonstraram resultados significantes confirmando o fato de que o consumo maior de verduras é importante para um melhor nível de saúde. Com isso, fica bem claro que o uso na dieta cada vez maior das frutas e verduras em seu formato natural e com preparos mais saudáveis são essenciais para uma alimentação com qualidade e melhores resultados no funcionamento orgânico em geral.

Conclusão

Desta maneira, as porções ideais para uma dieta saudável tiveram uma mudança importante de forma recente comprovando a necessidade de um maior consumo de frutas e verduras do que as recomendações habituais para mais saúde e qualidade de vida e uma menor chance de morte.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.