Pessoas obesas podem ter problemas bucais

Por J.Costa


Conforme já relatamos aqui, emagrecer promove uma série de melhorias na saúde das pessoas entre elas algumas até pouco comentadas como é o caso da saúde bucal.

Quando se ganha peso as gengivas e o osso da boca mudam e podem mover os dentes, ou seja, a mordida pode mudar. Como conseqüência os dentes podem fraturar prematuramente e a boca inchar.

A medida que as células ósseas que também contém células de gordura movem-se e os espaços aumentam, a alimentação pode ficar presa nesses vãos e levar à doença periodontal e cáries. O pH na boca pode então cair para um nível inferior a 5,5 pois pode causar danos permanentes.

Se esses espaços não forem tratados você pode começar a precisar de tratar canais radiculares, realizar cirurgia gengival, colocar coroas ou mesmo extrair determinados dentes.

No caso de próteses removíveis, um ganho de peso pode levar a gengiva inchada e uma sensação de pressão excessiva além de feridas. Da mesma forma uma súbita perda de peso pode levar a perda de dentaduras já que a boca encolhe como o corpo encolhe.

Alterações dentárias que podem ocorrer devido a flutuações de peso

* Folheados de cerâmica podem desenvolver lacunas.
* Coroas podem desenvolver lacunas.
* Pontes fixas podem desenvolver lacunas.
* Implantes dentários podem desenvolver lacunas.
* Próteses removíveis podem ficar mais apertadas ou soltas.
* Aumento de manchas nos dentes.
* Sangramento e inchaço nas gengivas.

Por todos esses motivos é importante que você tenha sua boca avaliada por um profissional para que o tratamento seja feito sempre que necessário.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.