Perder peso: melhor cortar carboidratos ou gordura?

Por J.Costa


O que é melhor, comer um alimento rico em gordura ou carboidratos? Um estudo elaborado pelo Annals of Internal Medicine alega que a gordura é melhor. Uma dieta de baixo consumo de carboidratos ainda diminui a probabilidade de doenças cardíacas.

Quando se trata de perder peso os pães são muito piores que as nozes.

A pesquisa

Os pesquisadores acompanhar dois grupos de pessoas em dieta durante o período de um ano. Foram 148 os participantes deste estudo com idade entre 22 e 75 anos. Todos se enquadravam em um quadro de obesidade.

O grupo que optou pela dieta de baixo consumo de carboidratos perdeu quase 3 vezes mais peso em relação aqueles que cortaram gordura.

Apesar dos dois grupos estarem consumindo a mesma quantidade calórica diariamente, aqueles que faziam dieta com baixo teor de gordura perderam em média 4 quilos, enquanto os outros perderam 12 quilos.

Perder peso: melhor cortar carboidratos ou gordura?

Como se alimentaram os participantes de baixa teor de carboidratos

Os participantes que se enquadravam entre aqueles que faziam uma dieta de baixo teor de carboidratos comiam ovos no café da manhã. No almoço e jantar alimentavam-se com muitos legumes e verduras, além de carne vermelha, frango ou peixe.

As gorduras constavam em porções generosas, mas eram de classe saudável, como azeite extra virgem e óleos vegetais.

Não é necessário ficar com medo ou cortar gorduras. O interessante é saber de quais alimentos dispor. O estudo comprova que o melhor é diminuir o consumo de carboidratos. Pode ser perder peso com maior facilidade e prevenir doenças cardíacas.

Uma alimentação com alto teor de carboidratos, entre possíveis doenças, faz com o organismo produza mais insulina e direciona as calorias para o armazenamento em células de gordura.

Ao contrário do que se diz, ingerir gordura portanto não significa ganho de peso.

Qual a conclusão?

Por incrível que possa parecer, 80% dos participantes alegam ter cumprido estritamente o plano da dieta durante o período de duração do estudo. Elas foram monitoradas todos os dias tendo que levar, especificamente, todos os alimentos que haviam sido ingeridos nas últimas 24 horas.

Independentemente dos resultados, esta é ainda uma pequena peça no quebra-cabeça do universo das dietas e suas implicações.

Quando levantados dados a cerca de outras dietas famosas, como a de Atkins e Rosemary Conley, observou-se que as pessoas com menor ingestão de carboidratos perderam mais peso.

Como dito anteriormente, a dieta com baixo teor de carboidrato teve melhor resultado na perda de peso, além de proteger o coração. No entanto observou-se que a redução na ingestão de gordura traz resultados mais rápidos na redução de medias, apesar de no final do processo não haver diferenças significativas entre os dois grupos nesse sentido.

Continue lendo:

One thought on “Perder peso: melhor cortar carboidratos ou gordura?

  1. Indico o goji berry com café verde, em cápsulas. Funcionou muito bem para mim, é um suplemento termogênico que ajuda queimar as gordurinhas da barriga, é muito bom! A página é esta: http://www.gojimaiscafe.com.br/

    Consumo 2 cápsulas por dia e sempre 30 minutos antes das refeições!

    Se quiser consumir somente a Goji berry, indico para você um suplemento com extrato puro e com preço excelente: http://www.gojimais.com.br/

    P.S.: Veja também o MultiÔmegas 369 cápsulas com Óleo de Chia, Cártamo e Coco.

    Excelente redutor de gorduras com muito mais saúde!
    Indico o site aqui: http://www.multiomegas369.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.