Os mitos da alimentação

Por J.Costa


Muitas coisas que ouvimos sobre os alimentos nem sempre são verdades, porém muita gente acaba acreditando e seguindo essas informações. Para saber realmente o que é ou não mito separamos um lista com os principais deles.

Ovo faz mal para o coração

Esse fato surgiu devido aos altos níveis de colesterol que o ovo possui e que fazem mal para o coração. Porém o mais prejudicial é mesmo a fritura do ovo, portanto consumi-lo preparado de outras formas não tem tanto problema. Para minimizar ainda mais o impacto de preferência pela clara ao invés da gema.

Os mitos da alimentação

Cortar gordura te faz perder peso

A gordura está presente nos alimentos e nosso organismo precisa dela para continuar funcionando corretamente. O que deve ser eliminado são as gorduras ruins como as trans e as provenientes de frituras.

Granola só traz benefícios

A granola realmente pode oferecer diversos benefícios ao organismo por conta das fibras que possui. Mas se atente na hora de comprar, pois muitas deles possuem uma grande quantidade de açúcar e mel que não são tão bons assim.

Café faz mal

Assim como qualquer alimento ingerido em grandes quantidades o café pode fazer mal. Mas se consumido de forma moderada, um xícara por dia, ele ajuda a prevenir o diabetes e doenças degenerativas.

Barras de cereais são ótimas

Isso depende muito. As amêndoas, fibras e frutas secas que elas possuem realmente são muito boas para o organismo isso sem contar na praticidade de levá-las para qualquer lugar. O problema está nos outros ingredientes como grandes quantidades de mel, chocolate e ingredientes artificiais.

Se possível prefira as que são mais naturais e que não contem esses produtos, mas o certo mesmo é optar apenas pelas frutas e amêndoas.

Gorduras engordam

Sim e não. Isso depende muito do tipo de gordura que está sendo consumida, as frituras e margarinas possuem uma gordura que não é boa e extremante calórica. Já as castanhas e o abate possuem uma gordura boa e que previnem doenças cardíacas.

Carboidratos são proibidos

Isso é um mito, afinal eles ajudam o corpo a produzir energia e isso é essencial principalmente para quem pratica exercícios. Lógico que Paes e bolos devem ser evitados principalmente em grandes quantidades, mas alimentos que possuem carboidratos como as batatas são ótimos e ainda dão uma energia a mais.

Vinho é bom para o coração

O vinho realmente ajuda no colesterol bom e para que as artérias não entupam. O problema está no álcool que se ingerido em grande quantidade pode causar problemas.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.