O que é alfarroba? Engorda ou emagrece? Pode usar alfarroba na dieta?

Por J.Costa


O chocolate e suas diferentes variações sempre chamou muito a atenção das pessoas e neste caso uma grande novidade neste tipo de alimento desperta o interesse e por isso é preciso descobrir se você pode usar alfarroba em sua dieta.

A alfarroba é uma substância adocicada muito semelhante ao chocolate possuindo menos gordura – apenas 0,7% contra 23% do chocolate – e uma alta quantidade de açúcares naturais que não levam a picos de insulina no organismo.

Informações gerais sobre a alfarroba

A alfarroba é uma vagem típica da região do Mar mediterrâneo que nasce na alfarrobeira cujo pó extraído desta planta pode ser usado para substituir o cacau contando com muitas vitaminas e minerais além da pouca gordura e ausência de açúcares que podem levar a elevados índices de glicemia no corpo.

Descubra se você pode usar alfarroba em sua dieta

Este último ponto tem grande relevância porque não ocorre a liberação em grandes quantidades de insulina no organismo sendo que este processo é feito de forma lenta impedindo, assim, um excesso de glicose no sangue que causaria um aumento na gordura acumulada no corpo.

Além disso, a alfarroba não possui elementos problemáticos para o emagrecimento como lactose, cafeína, estimulantes e glúten em sua composição podendo ser utilizado por quem possui alergias ou intolerâncias a alguns destes componentes.

Esta substância pode ser adquirida no comércio em diferentes formatos como ovos de Páscoa especialmente para este período do ano, cremes mais pastosos para serem utilizados em pães integrais, em pó podendo ser utilizado junto com frutas, iogurtes e leites desnatados ou ainda como barras de chocolate para serem consumidas quando bate aquela vontade de comer um chocolate ou outro doce.

Como saber se pode utilizar a alfarroba em sua dieta

Mesmo contando com todos estes pontos positivos o consumo da alfarroba precisa ser realizado de maneira moderada com doses baixas todos os dias para que ela possa realmente auxiliar no processo de perda de peso. Por isso, existem alguns tipos de dieta como a Dukan não permitem o seu consumo sendo que neste caso específico o médico Pierre Dukan criado deste regime alimentar irá analisar a composição do produto, que ele não conhecida, para depois decidir a sua introdução ou não para os seguidores desta dieta.

De forma geral, para outros tipos de dieta o seu consumo deve ser restrito e com a indicação das suas quantidades feitas por profissionais como médicos e nutricionistas.

Conclusão

Portanto, para descobrir se você pode usar alfarroba em sua dieta é preciso verificar se ela é um dos alimentos permitidos e realizar o seu uso de forma consciente e correta, mas sem exageros.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.