O que causa insolação?

Por J.Costa


Em algumas partes do Brasil a temperatura nessa época do ano atinge níveis altíssimos. Quem pratica atividades físicas precisa ficar atento para evitar possíveis problemas.

A insolação ocorre quando o organismo se torna incapaz de controlar a temperatura, ou seja, a temperatura corporal aumenta rapidamente e o mecanismo de transpiração falha. Claro que o suor geralmente funciona bem mas devemos ter uma boa quantidade de água no organismo que leva água para fabricar suor.

Se você beber pouca água estiver num ambiente muito quente seu corpo não terá como produzir suor e certamente você terá uma insolação. É interessante ressaltar que o corpo pode produzir 2 litros de suor por hora em um ambiente quente.

O que causa insolação

A insolação nem sempre é precedido de sinais alarmantes como dor de cabeça, vertigens ou fadiga, no entanto, de um modo geral a pele fica quente, avermelhada e seca. O ritmo cardíaco atinge cerca de 170 pulsações por minuto – o ritmo respiratório também aumenta mas a tensão arterial raramente varia.

No caso de insolação, a temperatura corporal rapidamente chega a 41ºC e a pessoa pode ter convulsões.

Tratamento da insolação

A pessoa que está sofrendo com o problema deve ser imediatamente transferida para um hospital. Caso isso não seja possível deve-se envolver o paciente com lençóis ou panos molhados ou submergi-lo em água fria.

Pode ser que o paciente tenha a necessidade de tomar medicamentos via endovenosa para controlar convulsões.

Prevenção da insolação

Entre as prevenções você deve procurar locais frescos, evitar grandes esforços físicos, usar roupas leves, não consumir bebidas alcoólicas e tomar uma grande quantidade de líquidos, especialmente água.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.