Multivitaminicos não previnem aftas

Por J.Costa


Apesar da deficiência vitaminica ter sido associada as aftas, tomar multivitamínico diariamente não impede essa doença tão comum, segundo um recente estudo publicado pelo HealthDay News e conduzido pelo US National Institutes of Health.

Segundo a publicação, as pessoas com estomatite aftosa recorrente (nome do médico das aftas) não receberam nenhum benefício em tomar multivitamínico diariamente como medida preventiva.

O interessante é que algumas pesquisas anteriores haviam apontado um certo benefício quando os pacientes com o problema recorrente tomavam grandes doses de vitaminas, no entanto, nessa pesquisa os pacientes que tomaram multivitaminicos não tiveram nenhum benefício se comparado aqueles tratados com placebo.

afta

Nesse último estudo, 14 participantes tinham níveis baixos de vitamina B12 e cinco deles foram colocados no grupo de “vitaminados” e não houve diferença no número de episódios de afta entre os grupos.

A maioria dos pacientes têm casos leves de afta que curam por conta própria entre 7 à 10 dias. Pessoas que sofrem de aftas não precisam se preocupar porque esse pequeno incomodo é muito mais comum do que se imagina.

Apesar de todos os estudos, a causa das aftas ainda não são bem compreendida, mas sabe-se que não é contagiosa. Genética, alergias e problemas no sistema auto-imune PODE estar ligado a doença, de acordo com os pesquisadores.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.