Mitos e verdades sobre a dieta sem glúten e outras da moda

Por J.Costa


O uso de dietas é uma prática muito comum entre milhares de mulheres para conseguir emagrecer e ter o peso desejado não apenas no que se refere às pessoas mais comuns como também as famosas o que acaba levando à modismo no que se refere à alimentação. Isto muitas vezes, exige a discriminação de questões como mitos e verdades sobre a dieta sem glúten e outras da moda.

Mitos e verdades sobre a dieta sem glúten e outras da moda

Na atualidade o uso de dietas sem glúten e sem lactose por mulheres lindas e famosas como Juliana Didone, Luíza Possi e outras conduz a uma grande quantidade de mulheres que resolvem fazer esta prática alimentar para se assemelhar a elas. Mas será que este tipo de alimentação realmente é saudável? Para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto vamos mostrar a seguir neste artigo os principais mitos e verdades relacionados com este assunto.

Principais mitos e verdades sobre dieta sem glúten e outras da moda

De forma geral, a Dieta sem glúten e a Dieta sem lactose propõe a eliminação ou redução drástica de produtos que contenham estas duas substâncias levando, com isso, à perda de peso desejada.

Um primeiro mito com relação a estas dietas se refere à necessidade, para emagrecer, de eliminar completamente da alimentação opções com glúten ou lactose, pois os mesmos podem ser somente reduzidos para que os resultados sejam alcançados de forma efetiva.

A exigência de não ingerir alimentos com glúten ou lactose de forma alguma pode ser feita somente em casos de patologias – como Doença Celíaca – e ainda para quem tem quadros importantes de enxaquecas, alergias e outras condições clínicas.

Outro mito desta dieta que deve ser desconsiderado é o relacionado com o fato de que a ausência ou redução importante de alimentos com glúten e lactose da dieta vai causar malefícios para o corpo.

Isto é errado porque a retirada destes nutrientes do regime alimentar vai fazer com que outros sejam colocados em seu lugar garantindo a substituição perfeita para estar saudável e com um peso menor.

Com relação às verdades das dietas sem glúten e sem lactose a perda de peso com a sua prática é realmente maior do que em relação a outras dietas porque a farinha que contém glúten leva ao ganho de peso.

Com o corte deste tipo de nutriente o corpo vai ter somente os carboidratos como fonte de energia para ser armazenada e o emagrecimento vai acontecer mais rápido porque a alimentação passa a ter que ser mais natural já que pães, bolos, massas, quitandas e similares não serão consumidos mais.

Além disso, a prática deste tipo de dieta conduz a um menor inchaço e desconforto abdominal, com menor retenção de líquidos, melhoria no funcionamento intestinal que torna a digestão mais facilitada.

O seu uso deve apenas ser verificado de forma mais detalhada em adolescentes e idosas que precisam de doses maiores de cálcio e que realizando esta dieta sem glúten e sem lactose vão precisar de doses adicionais deste mineral.

Assim, com o conhecimento de alguns mitos e verdades sobre a dieta sem glúten e outras da moda é possível conhecer os benefícios, cuidados e aquilo que é pura especulação lembrando que a sua realização deve ser feita de forma cuidadosa e com o acompanhamento médico adequado.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.