Mercúrio em Peixes

Por J.Costa


Muitas pessoas evitam tomar a vacina contra a gripe pelo fato da mesma conter mercúrio. Mas do que adianta não tomar na vacina uma pequena quantidade deste elemento químico se ingeridos mercúrio contido nos peixes o tempo todo?

Apesar de também ser considerado um elemento natural, o mercúrio é um subproduto da poluição e pode acabar rios e oceanos. Os altos níveis no meio ambiente devem-se ao aumento da descarga de gases de indústrias químicas e usinas. Até mesmo o mercúrio descarregado no ar é depositado nas águas.

Mercúrio em Peixes

O mercúrio encontrado nos peixes é tóxico?

Sim. O tipo de mercúrio encontrado em peixes é chamado de Metil mercúrio e é considerado um veneno. Obviamente que o corpo humano é capaz de tolerar pequenas quantidades de compostos tóxicos, no entanto, o maior problema nisso tudo é que parte do mercúrio permanece no nosso corpo por um bom tempo, pois é um metal pesado.

Sintomas da intoxicação por mercúrio

O envenenamento por mercúrio afeta o sistema nervoso e provoca mudanças no temperamento. Pode ser que haja deficiência visual, dormência, má coordenação dos músculos e fraqueza muscular. Casos mais severos podem causar danos cerebrais irreversíveis.

Ambientalistas pedem atenção especial

Recentemente grupos ambientalistas de todo o mundo se reuniram e divulgaram um relatório chamando a atenção do mundo para o perigo que representa o mercúrio dos peixes na saúde humana. O relatório completo e em português você pode conferir aqui.

Peixes com alto teor de mercúrio

No geral os peixes maiores são os que contém a maior concentração de mercúrio, mas isto não é uma regra.
Alguns peixes conhecidos pela alta concentração de mercúrio são o peixe-espada, merluza, agulhão e atum.

Um recente estudo feito com os peixes consumidos por uma tribo indígena apontam que o Barbado, Surubim, Traíra, Tucunaré e piranha são os que mais possuem este veneno para a saúde humana. A menor concentração foi encontrada no Pacú, Jundiá e Mandiá.

Outra publicação interessante é o Contaminação por mercúrio e o caso da Amazônia que aponta os rios mais contaminados pela substância na Amazônia.

Principais recomendações

Em especial as grávidas e crianças devem limitar a ingestão de peixes com alto teor de mercúrio.
Com relação ao mercúrio encontrado nas vacinas, ele é chamado etilmercúrio e o corpo é capaz de degradá-lo de forma mais rápida.
Se você deixou de tomar sua vacina por causa disso, então, é só esquecer aquela lata de atum que a concentração é praticamente a mesma.

Continue lendo:

One thought on “Mercúrio em Peixes

  1. Amo comer peixe,gostaria de saber mais sobre o assunto,e se o salmao tambem contem,e o camarao,tem muito mais a ser discutido sobre esse assunto.Espero respostas,obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.