Melão: benefícios da fruta

Por J.Costa


O melão possui um grupo de vitaminas do complexo B; grupo que, dentre suas diversas funções, é responsável por ajudar na coordenação motora, sustentação da tensão muscular, oxidação de açúcares, mantém um bom aspecto e saúde da pele, e previne a doença Pelagra. Essas vitaminas presentes no melão garantem ao organismo uma elevada produção de energia (no caso, carboidratos).

Essa fruta também possui uma porção considerável de fibras, importantíssimas no funcionamento do trato intestinal, contribuindo para a diminuição da constipação do mesmo. Devido essa função, os riscos da incidência de hemorroidas e outras doenças são reduzidos.

Melão

Conheça todos os benefícios dessa deliciosa fruta.

Por suas quantidades de calorias, colesterol, gorduras e sódio serem ínfimas, o melão é um grande auxiliar em dietas, já que, além das fibras colaborarem na perda de peso, devido a grande quantidade de água presente no melão, ele produz uma sensação de saciedade. Somado a isso, a água do melão evita a desidratação e diminui o calor corporal, por isso, e também por causa do complexo B, está intimamente relacionado à prevenção da doença Pelagra, que é caracterizada por diarreia, demência e dermatite.

O melão também possui boas quantidades de potássio e magnésio, auxiliando na redução dos níveis de carboidratos que circulam no sangue, devido auxiliar o trabalho da insulina no corpo. A fruta também auxilia na diminuição da pressão das artérias, devido o potássio somado ao teor de água existente.

E mais: tanto o melão quando a melancia possui um pigmento chamado licopeno (carotenoide) que é antioxidante e contribui para a prevenção de câncer de próstata. Para as mulheres, essa fruta é um grande auxílio quando estão grávidas, pois possui uma boa quantidade de ácido fólico, essencial na concepção de hemoglobina e proteínas. Também traz benefícios para as mulheres durante a menopausa, normalizando-a e ativando a circulação sanguínea do corpo.

Dieta do melão

Existe uma dieta que é constituída pela ingestão somente dessa fruta, chamada Dieta do Melão. Essa dieta objetiva a redução de até 2 kg com o consumo de melão por cinco dias.

Essa dieta estimula o consumo da fruta e, consequentemente, de boas quantidades de carboidratos, potássio, ferro, cálcio, magnésio, pectina e vitaminas B, A e C. É um bom método de regular as refeições e possui poucos gastos. Entretanto, a perda de massa muscular ocorre em maior quantidade que de gordura; a redução de peso é costumeiramente reversível; ela não promove uma reeducação alimentar; possui nutrientes limitados e torna-se enjoativa.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.