Maneira Correta de Preparar os Alimentos

Por J.Costa


Nos dias atuais nota-se uma demanda maior por produtos mais saudáveis, os quais possam fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Maneira Correta de Preparar os Alimentos

Saiba como preparar os seus alimentos de maneira responsável e consciente.

No entanto, bem sabemos que apenas ingeri-los  não é o suficiente, uma vez que o modo pelo qual são preparados irá determinar a quantidade de nutrientes ainda presentes, ou ainda, da quantidade de agrotóxicos e outros malefícios. Portanto, para você que deseja se conscientizar na hora de comer, preparamos esta matéria sobre a maneira correta de preparar os alimentos, que vale a pena conferir:

Higienização

A higienização é fundamental antes de preparar as suas frutas, legumes ou vegetais. Assim sendo, para higienizar os alimentos de maneira correta, o primeiro passo é manter sempre a sua cozinha limpa, visto que, em contato com quaisquer microrganismos presentes na pia, no fogão ou na mesa, o alimento se contaminará. Mantenha também os panos de prato e toalhas diáriamente limpos, pois qualquer um destes lugares pode ser reservatório de bactérias e agentes causadores de patologias.

Mantenha sua cozinha e seus alimentos sempre limpos

Mantenha sua cozinha e seus alimentos sempre limpos.

O segundo passo para preparar os alimentos de maneira correta é higienizá-los. Para isso, prefira sempre água corrente e em alguns casos, torna-se necessário lavar com esponja as cascas das frutas ou legumes.

Nos mercados já existem produtos específicos para higienização dos alimentos, porém o mais saudável é sempre optar pelas opções mais naturais, como o vinagre – que elimina os microorganismos e a água corrente.

Cozimento

O cozimento dos vegetais é muito importante para que o seu corpo absorva os nutrientes necessários, no entanto, existem muitas contradições a respeito de manter ou não as cascas, uma vez que elas tanto fornecem vitaminas e nutrientes como também, em alguns outros vegetais, são fontes de agrotóxicos e outros recursos prejudiciais à saúde.

Prefira sempre preparar seus alimentos no vapor

Prefira sempre preparar seus alimentos no vapor.

Primeiramente, pesquise sobre se vale a pena manter a casca do alimento o qual irá cozinhar. Caso afirmativo, higienize-a bem e jamais manipule alimentos sem lavar as mãos. Acerca do cozimento, a opção mais saudável é sempre ao vapor, visto que em água quente ou outros processos, uma maior quantidade de nutrientes é desperdiçada.

Seguindo nossas dicas sobre a maneira correta de preparar os alimentos, você certamente poderá usufruir de mais saúde e equilíbrio em seu organismo. Bom apetite!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.