Malefícios e benefícios do leite

Por J.Costa


Os anúncios da indústria alimentícia afirmam que o leite é uma bebida super nutritiva e saudável, mas será que realmente podemos acreditar nisso?

Claro que não há argumentos para dizer que o leite não é nutritivo, mas será que esta nutrição está em harmonia com as necessidades do corpo humano?

Será que o fato do Conselho Nacional de Laticínios dos Estados Unidos ter ultrapassado 175 milhões de dólares em propagandas só no ano de 2007 serve para minimizar os estudos científicos e trabalhos que não atingiram as mesmos conclusões positivas sobre o leite?

Como você pode notar, muitas perguntas geram em torno dos malefícios e benefícios do leite. O fato é que 75% dos alimentos dos supermercados contém derivados de leite.

Malefícios e benefícios do leite

Prós

* Proteína. A caseína do soro do leite contém 9 aminoácidos essenciais para o desenvolvimento humano.
* Rico em cálcio, cada xícara de leite tem em média 300mg.
* Vitamina A: 1 xícara tem cerca de 250 UI.
* Tem boas quantidades de potássio e fósforo.
* Fonte de hidratos de carbono.

Contras

* O cálcio do leite não é facilmente absorvido e pode até causar um efeito negativo de cálcio no organismo.
* Em média, 15% das pessoas são intolerantes à lactose, ou melhor, 75% pessoas no mundo não produzem a enzima lactase que é necessária para digerir a lactose.
* Tem muita gordura saturada que engorda e aumenta o colesterol.
* Para uma maior produção, as vacas tomam hormônios do crescimento e antibióticos que consequentemente estão presentes no leite. O pior de tudo? Os produtores não são obrigados a divulgar isso no rótulo e nem ao menos há uma quantidade seguro para o consumo dessas substâncias.
* De quase 3.000 artigos científicos sobre publicados entre 1988 à 1993, nenhuma citou o leite como sendo uma escolha alimentar saudável. Em vez disso, muitos deles apostaram o leite como responsável por sangramento intestinal, artrite, asma, diabetes, doenças cardíaca, alergias e câncer.

Conclusão

Conforme tudo o que foi relatado, talvez é hora de reconsiderar a quantidade de leite ingerida em sua dieta. Não é?

Todas as estatística dessas publicação fora retiradas do documentário “Got The Facts on Milk?” que embora “demonize” o leite, levanta algumas questões muito interessantes em relação a produção em massa e consumo desse alimento.

Continue lendo:

6 thoughts on “Malefícios e benefícios do leite

  1. Alguns dos contras citados do leite podem ser facilmente superados. O leite desnatado não apresenta grande quantidade de gordura, ficando em torno de 1 a 3% do valor diário por copo de leite (200 ml). Além do que uma das causas da intolerância a lactose vem justamente da baixa ingestão de lactase. Tudo em excesso faz mal, óbvio, mas leite é algo que não pode faltar em qualquer dieta.

  2. Não creio que estas informações que você apresentou estejam totalmente corretas, por isso, para melhores e mais informações leia “Leite Para Adultos: Mitos e Fatos Frente a Ciência”. Até mais.

  3. Gosto muito de leite, tomo várias vezes ao dia, mas é o desnatado. Gostaria de saber os benefícios para pessoa adulta.

  4. Você tem razão , deixei de lado o leite e seus derivados
    e alguns sintomas tipo artrite ,dores na região do estômago
    e rinite foram desaparecendo ,verdadeiramente o homem na
    fase adulta não precisa disso

  5. ola amigos leitores! muitos podem dizer varios beneficios do leite. mas não podera negar os maleficios, que sobre sai os beneficios. acreditando na biblia ou não, ela diz que nosso alimento é o vegetal

  6. Já li, vários depoimentos sobre o consumo do leite, fica confuso, porque ao mesmo tempo que dizem que o leite faz bem, já aparece outros contraditos dizendo o contrário. Olhando por alto, se deduz que a natureza disponibilizou o leite materno para os bebês, as mamães os produzem naturalmente, daí dizer que o leite é nocivo se faz necessário um estudo mais aprofundado do problema. Pra mim qualquer filhote, seja humano ou animal, sendo mamíferos necessitam do leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.