Impactos da dieta sem carboidratos na saúde e efeito sanfona

Por J.Costa


Existem diversas dietas que surgem e muitas vezes não sabemos de onde e todas elas veem com uma novidade. Seja restringindo a alimentação a um grupo de alimentos ou retirando certos alimentos do cardápio. Como resultado se tem a perda de peso rápida, porém o peso que se ganha ao retornar a alimentação normal corresponde ao pedido e mais um pouco.

Outro grande problema das dietas restritivas são os danos causados a saúde pela falta de ingestão de nutrientes que o corpo precisa. Em alguns casos a situação pode se agravar e virar uma doença grave.

As dietas que as estrelas fazem para perder peso rapidamente e que muitos fãs acabam seguindo muitas vezes não possuem recomendação médica e não exatamente como é divulgado na mídia. E a “mágica” de emagrecer rapidamente não acontece a “pessoas comuns” gerando não somente uma decepção como também problemas de saúde.

Impactos da dieta sem carboidratos

E os carboidratos?

A crença de muitos é que os carboidratos engordam e por isso chegam a retirar esse grupo de alimentos das refeições da noite. Outros são ainda mais radicais e chegam a eliminar totalmente os carboidratos da dieta.

O que muita gente se esquece é que os carboidratos são fonte de energia para o nosso organismo e caso ele seja eliminado o corpo começa a buscar esse recurso em outro local. Gastando a energia reserva a pessoa começa a sentir cansada e indisposta e automaticamente o corpo começa a economizar esse recurso diminuindo o metabolismo e fazendo com que se ganhe peso.

Se após restringir os carboidratos por um certo tempo e depois inseri-lo novamente na alimentação, haverá um ganho de peso muito rápido, isso porque o organismo fica “desregulado” e não se adapta as mudanças.

Como se alimentar de forma correta

Uma alimentação equilibrada precisa de todos os grupos de alimento para conseguir todos os nutrientes que o organismo necessita e possibilitar uma vida saudável. O prato adequado deve conter não somente os carboidratos, mas também verduras legumes e proteínas.

As proteínas são ótimas para fortalecimentos dos músculos, os legumes fornecem as vitaminas, as verduras ajudam no funcionamento do sistema digestivo e os carboidratos dão a energia que o corpo precisa para funcionar.

Para que se tenha uma alimentação saudável sem restringir alimentos e ao mesmo tempo ter todos os necessários deve-se consultar um nutricionista, que fará um cardápio adequado a sua rotina. Nunca se deve seguir uma dieta da moda, como essa que restringe os carboidratos, pois os danos à saúde podem trazer graves consequências.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.