Hortelã: Benefícios e para que serve

Por J.Costa


Você conhece os benefícios do hortelã? A hortelã é uma erva muito rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio e em vitaminas A, B e C e possui ação estimulante e também tônica para o aparelho digestivo, sem contar que é anestésica, antisséptica, calmante e também serve como vermífugo. Além disso, essa erva traz um ótimo sabor à culinária.

Para uma boa digestão, tome após as refeições o chá da infusão de 2 gramas de folhas de hortelã secas, com 100 ml de água. Mas a hortelã é também muito boa para reduzir a fome e se o seu problema é dor abdominal, tome um copo de leite morno com suas folhas. Para quem sofre de insônia, aproveite as propriedades calmantes que a hortelã oferece, ingerindo a infusão de folhas frescas em uma xícara de água fervente, abafando por 15 minutos antes de beber e 30 minutos antes de deitar.

Benefícios do hortelã

Conheça alguns dos diversos benefícios da hortelã.

Você sabia que o óleo de hortelã é excelente para massagem?

O óleo da hortelã é muito bom para massagem. Confira aqui como fazer uma receita caseira: primeiro, pegue um punhado de flores e de folhas dessa erva, amasse-a e mergulhe-a no azeite. Depois, aguarde quatro dias e somente depois aproveite suas propriedades.

Mas os benefícios da hortelã para a pele não param por aí não. Outro beneficio é contra as picadas de insetos, onde a hortelã alivia a coceira. Para usa-la, basta amassar as suas folhas e aplicar nas picadas o emplasto. Por ter ação refrescante, a hortelã , tipo pimenta, é um excelente adstringente, que ajuda a melhorar a tonalidade da pele.

Para ter o resultado adstringente, basta colocar 25 gramas de hortelã pimenta com meio litro de água fervente em uma vasilha. Após, aproxime do rosto e cubra a cabeça com uma toalha. Mas isso não é tudo o que essa erva tem de bom, pois ela possui um perfume bem característico, sendo um poderoso vermífugo e espanta até mesmo formiga.

Então, se precisar, espalhe a hortelã seca ao longo do caminho feito pelas formigas e também próximo a portas e janelas. Aproveite para decorar o ambiente plantando a erva em vasos pequenos e mantendo-os em locais que tenham alimentos, principalmente doces, é uma ótima tática contra esses insetos indesejados.

Várias receitas que contenham a hortelã ficam uma delícia, como por exemplo, o bolo de hortelã com nozes e o suco de abacaxi com hortelã, que são as mais conhecidas e além de deixar o sabor mais agradável, ainda possui os benefícios do hortelã.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.