Guia definitivo para emagrecer e se manter magro sem regime ou dieta

Por J.Costa


São muitas as pessoas que não conseguem ou não querem seguir um determinado cardápio para emagrecer ou se manterem magras. Se você é uma dessas pessoas, saiba que é possível sim se manter magro ou emagrecer sem que para isso seja preciso seguir uma dieta específica ou regime rígido.

E não pense que vamos aqui colocar coisas básicas como praticar exercícios físicos regulares, consumar alimentos integrais e coisas óbvias, afinal, isto todo mundo já está cansado de saber. A proposta aqui é algo mais abrangente, seguro e eficiente.

guia definitivo para emagrecer e se manter magro

O primeiro passo para se emagrecer sem seguir uma determinada dieta é aprender a controlar a fome. Há uma grande diferença entre fome real e fome “emocional” e por isso é extremamente importante você distinguir isso. Um dos principais “sintomas” da chamada fome emocional é sem dúvida a grande vontade por um determinado alimento como doce, pizza e similares.

A fome também é um dos primeiros sinais de desidratação. Se você não está bebendo água o suficiente é bem provável que você possa sentir fome. O teste para isso é simples: sentiu fome? Beba bastante água e espere 10 minutos. Agora se ainda estiver sentido fome, então coma, mas preste atenção como comer:

A chave para seu sucesso é entender que existem níveis de fome. Pense na escala de 1 à 10 e coma se sua fome estiver no nível mínimo 4, mas coma apenas o suficiente para saciar sua fome, devagar e mastigando bem os alimentos.

E se por algum motivo você ultrapassar esse nível (e certamente isso vai acontecer) não coma desesperadamente, coma se estivesse no nível 4 de fome, ou seja, apenas o suficiente para saciar a fome e não “encher a pança”.

Desejo por determinados alimentos

São muitos os estudos que apontam que o desejo por um determinado alimento ocorre quando o organismo está carente de um determinado nutriente. Vamos entender como isso funciona:

Doces: Pode indicar falta de cromo, fósforo, carbono, enxofre ou triptofano. Isso tudo pode ser obtido através de alimentos como o brócolis, uva, queijo, frango, frutas frescas, carne, fígado, peixe, ovos, laticínios, nozes, legumes, couve, repolho, peru, batata doce e espinafre.

Pão: Pode indicar a falta de nitrogênio. Consuma mais proteína através de peixes e carnes magras.

Alimentos gordurosos e Refrigerante: Indica falta de cálcio. Consuma mostarda, verduras, laticínios e legumes.

Café: Pode indicar a falta de fósforo, enxofre e ferro. Coma mais frango, carnes, fígado, peixe, ovos, laticínios, pimentão, alho, cebola, algas e verduras.

Alimentos salgados: Você precisa de cloreto que pode ser obtido através do leite de cabra, peixes e sal marinho não refinado.

Hábitos

Parece óbvio, mas você deve eliminar de uma vez por todas hábitos “não saudáveis” como comer no Mc Donalds ou não se exercitar. Tudo é uma questão de habituar-se a situação.

Você precisa também se exercitar mais. Não quer ir para uma academia? Tudo bem, evite escadas rolantes, desça sempre um ponto de ônibus antes para andar um pouco a pé, habitue-se a caminha um pouco pelo menos 3 dias da semana. Mais uma vez: tudo é questão de eliminar os maus hábitos.

Hábitos

Regra do 90/10

OK, você não vamos seguir uma dieta, certo? Mas devemos seguir esta orientação importante que certamente será uma das partes mais importantes do seu sucesso: a regra 90 / 10.

Como funciona? Consuma 90% de alimentos saudáveis e 10% daquilo que você mais gosta, mas sem grandes exageros (mais uma vez entra aqui a questão dos hábitos), simples assim.

Este é um modo de vida e para que ele funcione você tem que ser desobediente às vezes. Por esse motivo a regra 90 / 10, afinal, até mesmo atletas profissionais adotam esse tipo de regra, o que eles chamam de “dia do lixo”. É basicamente a mesma coisa, mas sem um dia específico e sem uma quantidade específica, afinal, não estamos de dieta, certo?!

Nota final

Existem milhares de livros e revistas sobre dietas e regimes malucos, aliás, ultimamente se vende muito dessas porcarias com grandes manchetes e fotos “antes e depois” que até mesmo grandes profissionais que trabalham com Photoshop teriam trabalho em fazer.

Mas o fato é que esses são conselhos livres e você é livre para usá-los ou não, agora, se você quer gastar dinheiro e arriscar sua saúde o problema é seu..

Continue lendo:

One thought on “Guia definitivo para emagrecer e se manter magro sem regime ou dieta

  1. Eu sigo esta ideia de 90% alimento saudável sem gordura pouco doce nada de refrigerante nada de balas ate aqueles habito de mascar chicheles mas raramente quando estou com muita vontade de comer um determinado bolo ou um doce vou a uma doceria sento peço um a fatia mas só uma fatia peço um cafe amargo e me delicio comendo bem devagar para sentir o sabor, e fim de papa mudo de assunto .e com isso já perdi 27 kg. .Não esqueça tem que mastigar bem devagar, tenho 70 anos e nunca mais engordei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.