Glúten e leite: vale a pena tirá-los da dieta?

Por J.Costa


Glúten e leite: vale a pena tirá-los da dieta? A busca por um corpo perfeito está sendo buscada de forma cada vez mais intensa pelas pessoas do mundo todo em especial para as mulheres que desejam uma forma física sempre mais bela.

Neste aspecto surgem todos os dias dietas e orientações nutricionais com as mais variadas opiniões e técnicas que devem ser seguidas para obter a tão sonhada perda de peso sendo que algumas das mais indicadas consiste na eliminação completa da alimentação de produtos que contenham glúten e leite.

Para saber se isto realmente é condizente com a realidade do organismo vamos abordar estes dois alimentos de forma mais específica a seguir neste artigo.

Glúten e leite: vale a pena tirá-los da dieta?

Saiba se realmente vale à pena retirar o glúten e o leite da dieta.

Entenda mais sobre o glúten e o leite

O Glúten consiste de forma conceitual em uma proteína que está presente no trigo, cevada, centeio e aveia sendo, portanto, usado na fabricação de produtos variados como pães, bolos, quitandas e massas. Esta substância, no entanto em muitas pessoas apresenta problemas com a sua absorção sendo que quando a mesma não ocorre isto causa um inchaço abdominal e desconforto após a sua ingestão.

Isto leva a uma desaceleração do metabolismo já que os alimentos contendo glúten demoram um tempo maior para que a sua digestão seja feita e em virtude destas questões ocorre um aumento de peso.

Por isso, para aquelas pessoas que tem algum tipo de dificuldade na absorção do glúten é indicado eliminar este nutriente da dieta e com isso ocorre a eliminação natural do inchaço que leva à redução de medidas e alguns quilos depois de alguns meses desta prática.

No entanto, para as pessoas que não tem nenhum tipo de problema com a digestão do glúten a sua ausência pode fazer o efeito contrário e levar a problemas na condução do metabolismo geral do corpo levando assim ao aumento de peso ou ainda a uma maior sensação de fome.

Por isso, a retirada radical do glúten de sua dieta com o objetivo de emagrecer ou perder medidas deve ser realizado somente com uma análise de profissionais da área de saúde para identificar se realmente esta ação irá ajudar ou prejudicar o seu processo de emagrecimento.

Com relação ao leite, é preciso considerar que este alimento possui nutrientes como o cálcio que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento em qualquer fase da vida e por isso a sua retirada deve ser analisada com muita cautela.

Deste modo, para quem deseja emagrecer a indicação de abolir o leite de seu cardápio deve acontecer somente se ocorrem processos problemáticos devido a intolerância ou alergia a componentes do leite.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.