Frutas secas engordam?

Por J.Costa


Muitos pessoas deixam de consumir frutas secas pois acreditam que elas são mais calóricas ou engordam mais que as frutas frescas. Mas será isto verdade, ou não.

Não é porque um fruto passo por um processo para baixar sua umidade que deixou de ser um fruto. A principal diferença entre um e outro está mesmo no teor de água.

Claro que uma vez que o fruto seco “enxuga”, ele fica com cerca da metade do seu tamanho e isso torna-o um alimento calórico pois é mais denso.

Frutas secas engordam

Fruta seca é aquela fruta que foi seca tanto por um processo natural ou por meio de uma máquinas, como um desidratador alimentício. Passas, ameixas, tâmaras, maçãs, damascos, bananas, oxicocos (cranberry), figos, kiwis, mangas, asiminas, pêssegos, peras, caquis, abacaxis, morangos e tomates são exemplos.
A secagem conserva o alimento mesmo na ausência de refrigeração e a desidratação pode resultar numa perda de até sete oitavos do total de água. (Wikipédia)

Frutas frescas X frutas secas

* As secas possuem em média 300 calorias e 65 gramas de açúcar por copo enquanto o fruto fresco contém cerca de 60 a 80 calorias e cerca de 15 gramas de açúcar por copo.
* Possuem quantidades similares de vitaminas, mas algumas delas como a tiamina são perdidas se o dióxido de enxofre (conservante) for adicionado.
* As Frutas secas tem uma maior quantidade de fibras que a maioria das frutas frescas.
* Os níveis de antioxidantes entre ambas são semelhantes.

São muito parecidas, e agora?

Se seu objetivo for perder peso, recomenda-se limitar a ingestão de frutas secas. Uma porção de 2 colheres de sopa já é o suficiente para uma refeição.

Tome cuidado para não se entregar as calorias adicionando alimentos calóricos. Uma boa pedida é acrescentar farinha de aveia ou iogurte desnatado.

Como você pode notar, as frutas secas são uma boa opção principalmente para os casos em que você for sair e não sabe se encontrará alimentos saudáveis neste local.

O importante é fica atento na contagem de calorias das frutas secas que é maior do que as frescas. Na hora de escolher procure por frutas secas que não têm açúcar extra adicionado e além disso, livro de conservantes, se possível.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.