Fritura no azeite ou óleo de girassol não faz mal, diz estudo

Por J.Costa


Todo mundo sabe que apesar de ser deliciosas, as frituras fazem mal para a saúde não é mesmo? Mas essa teoria pode estar erradas segundo um estudo publicado pela Universidade Autônoma de Madri.

Segundo a publicação feita na revista científica bmj.com, foram monitorados mais de 40.000 adultos residentes na Espanha com hábitos alimentares variados ao longo de mais de 10 anos. No fim do período dos testes, foram detectados 606 incidentes relacionados a problemas cardíacos e 1.134 mortes.

Durante a pesquisa os envolvidos conseguiram descobrir uma ligação entre o tipo de óleo usado na fritura e os incidentes, ou seja, as pessoas que realizavam a fritura dos alimentos com azeite ou óleo de girassol tiveram muito menos problemas que as demais.

fritura

Apesar de tudo, as frequentes frituras nas refeições podem ter outras consequências para a saúde. Segundo a maioria dos especialistas, o consumo de alimentos fritos significa a ingestão de um maior valor calórico o que pode levar a ganho de peso.

A Fundação Britânica para o Coração recomenda a troca de óleos ricos em gordura saturada por outros ricos em gordura não saturada, como azeite de oliva e óleo de girassol.

Uma boa dieta é fundamental

A dieta da Espanha e países do Mediterrâneo é apontada como saudável. Ele é baseada em peixes frescos, frutas e legumes de baixas calorias.
Essa dieta por si só diminui o risco de doenças cardíacas além do câncer e muitas outras doenças.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.