Fontes de proteína na dieta vegetariana

Por J.Costa


Há muito mito e discussão quando o assunto é dieta vegetariana e proteínas. Ninguém pode negar que independente do tipo de dieta, é muito importante ter uma variedade de alimentos no cardápio visando o funcionamento ideal do organismo.

A proteína desempenha um papel extremamente importante no nosso organismo pois constrói, mantém e substitui os tecidos. No total, o corpo humano precisa de 22 aminoácidos. Treze desses aminoácidos são produzidos pelo organismo e os demais (9) devem ser obtidos através de alimentos. Mas diante disso, quais são as melhores fontes de proteínas para uma dieta vegetariana?

Fontes de proteína na dieta vegetariana

Soja: Se há um alimento vegetal que possui uma qualidade de proteína similar a carne, este alimento é a soja. Os grãos de soja são uma fonte de proteína completa, pois contêm todos os aminoácidos essenciais para o organismo.
Uma das vantagens é que a soja pode ser consumida em forma de leite, molho, tofu, pães, cereais, hambúrguer etc. Além disso, a soja é uma grande fonte de outros importantes nutrientes como fibras, vitaminas B, omega-3 e ácidos graxos.

Nozes: Ótima fonte de proteínas e gorduras saudáveis. Além disso, amêndoas, castanhas de caju, amendoim e nozes são ricos em vitaminas e minerais, não tem colesterol e protege contra doenças cardíacas.

Abacate: Rico em “gorduras boas”, vitaminas, minerais e antioxidantes. O mais importante é que o abacate contém os nove aminoácidos essenciais requeridos pelo corpo humano.

Lentilhas e feijão: Ricos em hidrato de carbono, vitaminas, minerais e boas fontes de proteína. Apesar de tudo, deve ser combinada com outras fontes de proteína como nozes, sementes, grãos de arroz etc.

Quinoa: Um alimento que tem ganhado grande destaque no meio científico não só por conter um nível de proteína total e bom equilíbrio de aminoácidos contém fibra dietética, magnésio, cobre, ferro, manganês e fósforo.

Leite, queijo e ovos: Excelentes fontes de proteína. Além disso, laticínios e ovos são ricos em cálcio e vitaminas incluindo a B12.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.