Falta de sono, ar condicionado e poluição interferem no peso

Por J.Costa


Saiba como o ar condicionado, a poluição e a falta de sono podem interferir no seu peso.

Você sabia que existem vilões ocultos da balança? Além do ar condicionado, da poluição e da falta de sono, certas viroses contribuem para o aumento de peso, de acordo com médicos. Saiba mais sobre a influência de cada um deles para o seu peso.

Todos sabem que uma vida com maus hábitos alimentares pode levar a pessoa ao ganho de peso. Mas além da má alimentação, ainda existem outros fatores que podem interferir no ganho de peso, de acordo com profissionais especializados no assunto. Esses fatores vão desde a falta de sono, poluição, falta de sol, viroses e ar condicionado até a desequilíbrios da flora intestinal.

A poluição pode, além de todos os problemas que ela causa para a nossa saúde, desregular os hormônios do organismo. Então, ao entrar em contato com as partículas de poluição, as células do nosso corpo acabam desenvolvendo processos inflamatórios, que vão engrossando aos poucos a camada de gordura, principalmente a gordura abdominal.

Falta de sono, ar condicionado e poluição interferem no peso

No caso do ar condicionado, por exemplo, regular a temperatura faz com que a pessoa gaste menos energia, pois não usa o seu organismo para se aquecer ou mesmo se resfriar. Então o aparelho faz o trabalho que o corpo deveria fazer, poupando assim o gasto energético, o que contribui para o ganho de peso.

Não é de se surpreender que as pessoas que vivem em avenidas movimentadas, com maior circulação de veículos, acabam registrando maiores problemas para a saúde, inclusive a obesidade.

Sem contar na falta de sono que prejudica o peso, pois ao dormir mal, a pessoa sofre uma diminuição do hormônio da saciedade (leptima), e aumenta o hormônio da fome (grelina) e também acaba acordando sem vontade de praticar atividades físicas. Se uma pessoa consegue dormir bem, ela tem um aumento do hormônio melatonina, que aumenta durante o sono e no quarto escuro, ajudando na queima de gordura.

É importante deixar o quarto com pouca iluminação, já que isso ajuda muito a ter uma boa noite de sono e melhor qualidade dele. Porém, existem pessoas que trabalham de madrugada e tem que dormir durante o dia. Para essas pessoas o mais indicado é dormir com uma máscara do sono, que ajuda a corta boa parte da luminosidade do ambiente.

Portanto, se você está fazendo uma dieta, não esqueça que todos esses fatores contribuem para a perda ou ganho de peso. Fique em alerta!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.