Estudos comprovam que qualquer dieta ajuda a perder peso

Por J.Costa


Estudos recentes mostram que dietas baseadas no baixo teor de gordura ou carboidrato podem ser eficazes apresentando resultados satisfatórios na perda de peso, desde que seguidas de forma correta.

Os pesquisadores responsáveis fizeram a revisão de 50 estudos anteriores, nos quais somam um total de 7.300 participantes. Nesta análise foram comparados os resultados de diversas dietas. Dentre elas se apresentam as de baixo teor de gorduras e as de redução da ingestão de carboidratos, duas dietas diferentes que tem levantado bastante discussão.

Levando em consideração a questão comparativa das dietas envolvendo carboidratos e gorduras, observou-se pouca diferença entre a eficácia das duas na perda de peso. Em um horizonte de tempo de 6 meses, independente da opção dos participantes, o resultado foi similar. Perde-se em média 8 quilos.

Estudos comprovam que qualquer dieta ajuda a perder peso

Aqueles que somaram à dieta uma regularidade de exercícios obtiveram maior perda de peso em relação aos que se focaram apenas na alimentação.

Apesar de serem necessários mais estudos, as pessoas que sofrem com a balança podem optar pela dieta que seja mais fácil de ser seguida.

Pode-se realmente fazer qualquer dieta e emagrecer?

Foram muitas as dietas analisadas pelos pesquisadores, e apesar de todas apresentarem resultados elas podem variar de uma para outra. Um exemplo disso são as dietas de Atkins e Zona. Ambas são baseadas na redução da ingestão de carboidratos, porém aqueles que escolheram a primeira perderam em média 1,7 quilos a mais em um mesmo período de tempo. Como neste caso as diferenças são relativamente pequenas são necessários mais estudos para ponderar melhor a situação.

Dietas de baixo teor de carboidratos e gorduras são apontadas como fatores que influenciam no níveis de açúcar no sangue, colesterol e doenças cardíacas. De acordo com os estudos nada pode ser confirmado de forma conclusiva.

O importante é o equilíbrio

Linda Van Horn, professora de medicina preventiva da Northwestern University Feinberg, disse que elos estudos acredita-se que o importante não se trata de qual dieta é escolhida ou em que ela se baseia, mas a capacidade da pessoa em segui-la corretamente.

O importante para se perder peso com a alimentação é ingerir menos calorias do que o organismo precisa, dessa forma a melhor dieta é aquela que consegue seguir. Porém, deve-se lembrar que aquelas de maior restrição alimentar ignoram certos grupos de nutrientes, com isso o corpo pode sentir e afetar a saúde no longo prazo.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.