Especialistas falam sobre sono, exercício e dieta

Por J.Costa


Tire as suas dúvidas sobre exercícios, dieta e sono para encontrar mais energia e disposição.

Você sabia que atividades físicas ajudam as pessoas a terem mais disposição? Então encontre um tempo na sua agenda para se dedicar aos exercícios físicos. Confira o que o nutricionista Marcelo Barros e o endocrinologista João Salles, especialistas falam sobre sono, exercício e dieta.

As atividades físicas são muito importantes para a reeducação de todos os hábitos saudáveis do organismo, em especial em relação ao sono e a disposição que a pessoa tem no decorrer do dia. Fazer atividades físicas é fundamental, mas como muitas pessoas não tem tempo, a dica é que se crie esse tempo fazendo as atividades físicas antes ou após o trabalho. É preciso conseguir encaixar qualquer exercício físico no dia a dia.

Especialistas falam sobre sono, exercício e dieta

Algumas pessoas estão adquirindo o hábito de acordar 40 minutos mais cedo para praticar atividade física, seja uma caminhada, correr ou outras. É importante saber também que a atividade física praticada antes do trabalho dá mais energia para que você consiga ter um bom dia no seu serviço, com mais disposição e maior bem estar na sua vida.

Como adquirir uma alimentação melhor devido a correria do dia a dia?

Muitas pessoas hoje tem um dia bastante corrido e estão quase sem tempo, acabando por fazer lanches rápidos ao invés de uma alimentação saudável. Mas é importante que todos se conscientizem que a alimentação saudável é fundamental para uma boa saúde.

E como vou conseguir comer de três em três horas? Pela falta de tempo, muitas pessoas substituem alimentos ricos em proteínas e vitaminas por doces, por estar mais acessível já que é só chegar em uma padaria, por exemplo, e comprar o doce pronto.

A dica para quem tem um ritmo bem corrido é fazer pequenas refeições nos intervalos das refeições principais, que são café da manhã, almoço e jantar, incluindo por volta das 10:00 horas da manhã uma fruta, a tarde frutas, iogurtes, torradas ou outros alimentos saudáveis e algo leve e saudável também antes de ir dormir. O importante é se alimentar bem a cada três horas para evitar a compulsão por doces.

Por que não consigo dormir bem e acabo acordando cansado?


O nosso corpo libera hormônios importantes para a disposição e queima de gordura durante o sono. Dormir bem é fundamental para ter uma vida saudável, de acordo com especialistas, e ter menos cansaço durante o dia, pois o sono é reparador, fazendo com que nós descansamos.

Sem contar que durante o sono reparador acontece uma secreção de diversos hormônios e é durante as primeiras fases do sono que se secreta o hormônio do crescimento. Esse hormônio do crescimento não serve apenas para que nós cresçamos de tamanho, mas é usado também para queimar gordura, aumentar a massa muscular e isso é o que nos dá mais disposição.

Já no final do sono, que acontece por volta das 06:00 às 8:00 da manhã, acontece a secreção do hormônio do cortisol, que é fundamental para que tenhamos mais disposição e energia durante o dia. Quem não dorme bem não consegue ter uma boa secreção de hormônios, fazendo com que se tenha mais cansaço.

Além disso, quem não dorme bem diminui a sua taxa de metabolismo e com a sua diminuição, há o aumento de ganho de peso. Então já está provado que quem dorme menos de 5 horas por noite tem maiores chances de engordar.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.