Erros ao fazer as famosas dietas milagrosas

Por J.Costa


A busca por um emagrecimento mais rápido e prático leva muitas vezes as pessoas a realizarem ações desesperadas como fazer as dietas milagrosas que prometem perder muitos quilos de peso em poucos dias ou meses.

Mas esta prática apesar de ser comum para uma quantidade cada dia maior de mulheres é uma situação que pode levar a muitos problemas e até mesmo riscos sérios à saúde de quem as realiza.

Para você que já passou pela realização de uma dieta rápida ou que está pensando em fazer um regime alimentar severo como estes vamos mostrar a seguir os principais erros e problemas que podem surgir da condução de dietas milagrosas.

Erros ao fazer as famosas dietas milagrosas

Principais erros ao fazer as dietas milagrosas

O primeiro grande erro que ocorre em quem resolve fazer uma dieta milagrosa consiste em restringir o consumo de alimentos de maneira muito excessiva levando desta forma à ingestão, todos os dias, de somente um tipo de opção alimentar.

Esta ação que pode até levar a uma redução do peso causa uma monotonia no organismo que vai ocasionar a redução do metabolismo corporal em virtude da pouca variedade de nutrientes ofertados pela pessoa para a realização das atividades orgânicas normais.

Além disso, o consumo de somente melancias, sopas, frutas ou algum tipo específico de combinação conduz à situação da ausência dos elementos essenciais ao corpo – carboidratos, vitaminas, minerais, íons, proteínas, lipídios – que vai ocasionar um processo de diminuição e problemas com relação à saúde do corpo como um todo.

Mais um equívoco que muitas vezes acontece quando se decide seguir dietas tidas como muito rápidas e milagrosas é a troca de refeições por sucos, shakes e até mesmo por outros alimentos que podem levar ao emagrecimento.

Esta ideia está totalmente errada porque uma refeição – seja ela café da manhã, almoço, jantar, ceia ou outra – precisa ser oferecida ao corpo pelo menos 3 vezes ao dia para que ocorra um maior suprimento de energia e nutrientes para o corpo.

E esta oferta de componentes para o uso do organismo não estão todas presentes em um suco ou substituto, pois é preciso consumir todos os dias a dupla arroz e feijão – que contém a maior parte dos elementos necessários ao corpo -, carne, verduras e legumes.

Outra questão errada que os seguidores de dietas muito rápidas fazem consiste em ficar longos períodos sem se alimentar por pensar que a redução de peso pode ser acelerada ficando sem comer por muito tempo.

Mas neste caso o corpo funciona da maneira contrária, pois é preciso que a alimentação aconteça de 3 em 3 horas para a manutenção de um nível ótimo de metabolismo sendo que os longos períodos de jejum conduzem à redução da atividade orgânica bem como a um maior armazenamento de gordura levando ao efeito contrário daquele pretendido.

Além disso, é importante ponderar para o fato de que a perda rápida de peso geralmente não significa apenas a eliminação de gordura, mas também de componentes importantes do corpo como água, músculos e outros componentes levando com isso a um prejuízo grande para o corpo.

Desta maneira, se você deseja perder os quilos extras que possui é importante ter uma alimentação equilibrada com o acompanhamento de profissionais como nutricionistas e médicos lembrando que fazer as famosas dietas milagrosas vai fazer somente com que você fique doente e passe mal sem um lucro muito efetivo para a sua vida.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.