Entenda mais sobre a redução de estômago

Por J.Costa


Provavelmente você já ouviu de cirurgia bariátrica, também conhecida como a cirurgia de redução de estômago, e também é bem provável que também conheça alguém que já passou por ela.

Hoje essa cirurgia está se tornando cada vez mais comum, porém ainda são muitos os mitos que existem acerca dela. Para esclarecer melhor esses mitos separamos algumas informações.

Quem pode fazer a cirurgia?

Essa cirurgia é indicada para pessoas que já tentaram perder peso de forma natural (dietas e prática de exercícios) e não tiveram sucesso. Isso não significa que ter 2 ou 3 quilos a mais irá lhe tornar uma pessoa apta para a cirurgia, ela só é recomendada para quem está bem acima do peso.

Complicações de saúde como hipertensão arterial , artropatias, dislipidemias, diabetes , disfunções respiratórias e outras provenientes da obesidade tornam a cirurgia ainda mais indicada.

Como é feita a cirurgia?

Existem duas formas: a primeira se reduz o tamanho do estômago, já na segunda o tamanho é pouco reduzido, porém boa parte do alimento é desviado para o intestino grosso.

Como é o pré e o pós-cirúrgico?

A primeira coisa é saber se você pode fazer a cirurgia e isso somente seu médico irá dizer. Mas antes de fazer a cirurgia é preciso se preparar, isso inclui mudar hábitos alimentares e também sua forma de pensar. Deve se passar por um acompanhamento psicológico antes e após a cirurgia para que não se volte a engordar e também não gere traumas.

Entenda mais sobre a redução de estômago

Após a cirurgia a alimentação vai mudar radicalmente,nos primeiros dias só será possível ingerir líquido, depois alimentos pastosos e por último os alimentos inteiros. Isso porque o seu corpo precisa se adaptar as mudanças.

Vou poder voltar a comer tudo que comia?

Provavelmente não. Isso depende de cada organismo, tem pessoas que criam resistência ao açúcar, outras a gordura e assim por diante. Existem pessoas que com o tempo conseguem comer tudo o que comiam antes, porém em menor quantidade, na verdade não há como prever.

Por isso é preciso fazer um acompanhamento regular pós cirúrgico para que não falte nenhum tipo de nutriente no organismo. É muito comum as pessoas precisarem consumir o resto da vida algum suplemento alimentar.

Depois que eu fizer a cirurgia nunca mais vou engordar?

Mentira. Muita gente faz a redução de estômago e volta a engordar tudo de novo, isso porque não mudaram a forma de pensar em relação aos alimentos. Por isso é extremamente importante que seja feito um acompanhamento médico.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.