Emagrecer muito rápido prejudica a saúde

Por J.Costa


Uma prática cada vez mais comum entre as pessoas especialmente as mulheres é a realização de dietas radicais para conseguir perder os quilos extras adquiridos mas é preciso estar atenta para os perigos de emagrecer muito rápido.

Para quem tem essa pretensão é possível encontrar em revistas e sites uma quantidade cada vez maior de dietas que reduzem a alimentação e a ingestão de nutrientes. Mas esta prática que inicialmente pode ser interessante esconde uma grande variedade de riscos que vamos mostrar a seguir neste artigo.

Emagrecer muito rápido prejudica a saúde

Perigos para a saúde de emagrecer muito rápido

Para começar a nossa conversa é preciso ter em mente que você não adquiriu estes quilos extra que estão incomodando tanto de um dia para o outro e por isso o seu corpo da mesma forma não vai conseguir eliminá-los de forma rápida precisando de tempo para este processo de emagrecimento.

As dietas radicais que prometem perder muito peso em pouco tempo na maioria das vezes priva o organismo de nutrientes essenciais como minerais, vitaminas e outros.

Com isso o corpo começa a ter falta de componentes importantes como sódio, cálcio, potássio, magnésio, fósforo que fazem surgir problemas do tipo de vômitos, diarreia, cólicas intestinais e até mesmo alterações cardíacas.

A insuficiência de vitaminas em decorrência de dietas muito restritivas para perder peso rápido faz o corpo usar a massa muscular como fonte de energia levando a problemas orgânicos em virtude da perda de força muscular.

Além disso,práticas alimentares que eliminam da alimentação um tipo de nutriente podem causar problemas importantes em sua saúde.

Quando os carboidratos são completamente retirados da dieta ocorre a perda de ácido fólico para o corpo causando situações como fadiga,mal estar e mais propensão a irritação.

O consumo de proteína em excesso pode ainda causar alterações renais,convulsões e outros problemas quando a hidratação não é adequada.

Outro problema relacionado com dietas que promovem o emagrecimento rápido é a retirada de toda a gordura da alimentação.

Com esta ação o cérebro cria mecanismos hormonais de se alimentar levando ao aumento da fome causando,assim,maior liberação de cortisol e a redução dos hormônios da tireoide nos tecidos que leva a uma diminuição do metabolismo e níveis mais elevados de estresse.

Desta maneira, é preciso estar ciente de que emagrecer muito rápido prejudica a saúde devendo para conseguir perder peso ter uma alimentação completa e equilibrada sem preocupações com o tempo que isso irá levar.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.