Dormir pouco engorda ou emagrece?

Por J.Costa


Até pouco tempo havia muitas dúvidas com relação ao sono e o emagrecimento. Apesar disso, recentes estudos comprovam que uma noite mal dormida pode resultar em ganho de peso.

Segundo as pesquisas, as pessoas que dormem menos de 6 horas por dia tem seu metabolismo diminuído e consequentemente um aumento de peso.

Uma das pesquisas mais importantes sobre o assunto é a realizada por finlandeses que durante 7 anos monitoraram mais de 7.000 pessoas de meia idade e comprovaram que as mulheres que relataram problemas de sono eram mais propensos a experimentar um ganho de peso maior.

Dormir pouco engorda ou emagrece

Outro estudo é um publicado pela American Journal of Clinical Nutrition onde os pesquisadores monitoraram homens que durmiram durante 12 horas em um dia e não dormiram na noite seguinte. O que pode se constatar é que os homens com o sono atrasado tiveram um gasto energético geral 5% menor que aqueles com uma boa noite de sono.

Em 2011, outra pesquisa chamou atenção: a American Heart Association Scientific Sessions mostrou que mulheres que dormem apenas 4 horas por noite comem cerca de 320 calorias adicionais que as demais. No caso dos homens, o aumento de consumo médio é de 260 calorias.

Dormir pouco afeta os níveis hormonais porque o sono insuficiente aumenta os níveis de grelina, um hormônio que desempenha um papel de liderança na fome e aumento de gordura. O pior de tudo é que a falta de sono diminui os níveis de leptina, hormônio que promove a sensação de saciedade.

Outra coisa que não foi estuda mas que é bem óbvia é o seguinte: Quanto mais estamos acordado, mais tempo temos para invadir a geladeira.

Continue lendo:

One thought on “Dormir pouco engorda ou emagrece?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.