Diferença entre perder peso e emagrecer

Por J.Costa


A procura por um corpo mais belo e esbelto com curvas imponentes é grande por uma quantidade sempre mais elevada de pessoas que para isso fazem as mais variadas loucuras, mas neste processo é preciso ter cautela compreendendo de forma correta a real diferença entre perder peso e emagrecer.

Estes dois conceitos que podem parecer sinônimos na verdade são questões orgânicas muito diferentes e com conseqüências igualmente variadas para quem pretende ter alguns quilos a menos. Com o objetivo de tirar as suas dúvidas e melhorar o seu processo de busca pela firma física tão desejada vamos mostrar a seguir alguns detalhes com as principais diferenças e cuidados relacionados com perda de peso e emagrecimento.

Diferença entre perder peso e emagrecer

Principais diferenças entre perder peso e emagrecer

Com relação a este assunto é preciso conhecer antes alguns conceitos fundamentais os quais são relevantes para conseguir compreender o que difere a perda de peso do emagrecimento de forma bem específica.

Inicialmente o peso consiste na massa muscular existente no organismo sem gordura – como órgãos internos, ossos, músculos e outros – adicionada à massa gorda a qual se refere ao tecido adiposo que contém a gordura do corpo.

A presença do tecido adiposo é essencial para o organismo, quando na quantidade adequada, porque executa uma grande de funções como a reserva eficiente de energia para eventuais necessidades orgânicas bem como a regulação e produção de diversos hormônios que atuam para a ocorrência da perda de peso.

Além destes componentes existem no corpo humano a água corporal que está presente tanto no líquido intra quanto extracelular sendo necessária para que as reações orgânicas do funcionamento do corpo realmente aconteçam.

Com isso posto, é possível considerar que um corpo com massa magra e gordura nas quantidades adequadas à idade e altura é extremamente saudável devendo haver preocupações com a balança quando esta relação se encontra desequilibrada.

Mas quando o corpo apresenta maiores níveis de gordura vários riscos surgem como maior propensão ao surgimento de doenças endócrinas e cardiovasculares além da redução no metabolismo.

Por estas situações quando ocorre uma elevação na taxa de gordura corporal ela precisa ser eliminada por um processo de emagrecimento que consiste na redução apenas deste componente do organismo que está em quantidades exageradas.

Mas a perda de peso se refere à redução da massa corporal como um todo e nesta situação ocorre não apenas a perda de gordura, mas de outros componentes do organismo como massa muscular, água e outros podendo causar sérios prejuízo para o corpo.

Por isso, a essência da diferença entre perder peso e emagrecer consiste no fato de que o primeiro reduz tudo o que existe no organismo levando à diminuição de compostos essenciais para o funcionamento orgânico enquanto que o emagrecimento elimina somente a gordura em excesso e pode ser obtido com uma dieta equilibrada e atividade física constante.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.