Dietas líquidas emagrecem mesmo e são boas contra obesidade

Por J.Costa


Mesmo sendo muito mal vistas pela maioria dos nutricionistas, as dietas líquidas sempre teve muitos adeptos e agora deve ganhar ainda mais porque um estudo conduzido pelo governo escocês e publicado pelo Daily Mail comprovou que as dietas líquidas são realmente eficientes contra a obesidade.

No estudo que durou quatro anos, os pacientes foram alimentados com bebidas especialmente formuladas com baixa caloria. Ao longo desse período, pode-se notar que aqueles que substituíram algumas de suas refeições por um shake perderam mais peso do que aqueles que simplesmente cortaram a ingestão de calorias.

Dietas Líquidas

Com os níveis de obesidade crescente em todo o mundo, os médicos envolvidos na pesquisa ficaram felizes com o resultado. Isso porque os substitutos de refeição há muito tempo sofriam uma má imagem na profissão médica, mas com essa comprovação científica é provável que isso venha mudar.

James Aitken

James Aitken foi uma das pessoas que se beneficiou com a abordagem de dieta líquida. Ele que mede 1,67, há um ano atrás ele pesava 165 kg e seu IMC era de 56, ou seja, um paciente com obesidade mórbida.

Os médicos já haviam informado a James que a única forma dele emagrecer 30 quilos seria através da cirurgia de “redução de estômago” e apesar disso, ele resolveu testar a eficiência da líquida contra o sobrepeso. Durante 90 dias todos os alimentos ingeridos foram na forma de bebidas nutricionalmente balanceadas com cerca de 800 calorias.

Ao final do tratamento James Aitken já havia perdido quase 40 quilos e sua saúde estava muito melhor, inclusive não foi preciso mais injetar insulina já que a glicose ficou sob controle.

O importante é manter a dieta

O maior problema das dietas líquidas é que após algum tempo os pacientes tendem a abandoná-la e comer como antes, assim como acontece com outras dietas restritas, porém, durante o estudo cerca de 30% das pessoas que participaram da pesquisa perderam entre 15 e 20 kg e conseguiram manter o peso durante um ano.

Diante disso, as autoridades escocesas estudam a aplicação de dietas líquidas no sistema público de saúde.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.