Dieta vegetariana pode dar mais cáries

Por J.Costa


A escolha de uma prática alimentar determinada leva as pessoas a uma série ter determinados tipos de hábitos que precisam ser cuidados de forma mais detalhada para que problemas não aconteçam como a situação na qual uma dieta vegetariana pode dar mais cáries.

A decisão de seguir uma dieta vegetariana pode ser uma questão de gosto alimentar ou então de uma opinião social como aqueles que a escolhem para evitar a morte de uma maior quantidade de animais, mas que pode levar a situações complicadas de saúde quando feita de maneira incorreta.

Com relação a este assunto, vamos mostrar a seguir as principais questões relacionadas com a maior ocorrência de cáries em quem segue uma dieta vegetariana bem como as melhores maneiras para conseguir contornar esta situação.

Dieta vegetariana pode dar mais cáries

Como dieta vegetariana pode dar mais cáries

De maneira geral, podem existir diversos tipos de dieta vegetariana como aqueles que além de carne não comem ovos e derivados do leite – são os ovo-lacto-vegetarianos -, que não comem carnes e ovos – os lacto-vegetarianos – e os vegetarianos puros também chamados de vegans que não comem nada que tenha sido originado em um animal.

Toda esta restrição alimentar faz com que ocorra para quem segue uma dieta do tipo vegan a ausência de proteínas e da carne animal leva ao surgimento de carências com relação ao fornecimento de vitaminas e aminoácidos necessários ao corpo.

Com isso, a reconstituição de ossos e tecidos do corpo fica prejudicada levando a um enfraquecimento dos dentes o qual conduz ao surgimento mais constante de cáries e problemas dentários.

Além disso, a dieta vegetariana ao estimular o consumo de maior quantidade de frutas frescas bem como de sementes oleaginosas leva a um maior depósito de substâncias na superfície dos dentes que leva a uma maior proliferação de bactérias e com a ocorrência mais comum de cáries.

Mas se você é vegetariano ou pretende se tornar um não se desespere porque esse problema pode ser resolvido por meio de ações simples como a reposição dos nutrientes perdidos por meio de alimentos como cogumelo, couve, suplementação bem como com a adequada higiene da boca evitando com isso o acúmulo de alimentos.

Assim, por meio destes cuidados abordados anteriormente neste artigo é possível considerar que por suas peculiaridades específicas a dieta vegetariana pode dar mais cáries, mas esta ocorrência pode ser contornada por medidas simples evitando, com isso, problemas dentários sem deixar de praticar os hábitos alimentares escolhidos por cada pessoa.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.