Dieta vegetariana para bebês? Há riscos?

Por J.Costa


Está sendo julgado na França os pais acusados de matar um bebê por privarem a alimentação da criança a certos alimentos. Os pais que são vegetarianos, também alimentaram a pequena Louise, de 11 meses, com uma dieta exclusivamente vegetariana.

Segundo os médicos envolvidos no caso, o falecimento da menina ocorreu devido a uma pneumonia causada por deficiência vitamínica.

Segundo o artigo do FoxNews, os pais se tornaram vegetarianos logo depois de assistirem um documentários sobre o assunto.

Durante o interrogatório o casal revelou também que a criança não era banhada com água, apenas “purificada” com terra e barro. A polícia em juízo alega que além da dieta restritiva, o casal tentou inicialmente tratar a bronquite da criança com remédios naturais (cataplasma de mostrada e cânfora) ao invés de rapidamente levar a menina para o hospital.

criança vegetariana

Este é assunto que tem muito coisa a ser debatida, afinal, será que foi a dieta vegetariana a verdadeira causa da morte do bebê? Levemos algumas coisas em consideração:

Associação Médica Britânica

Defensora da dieta vegetariana para bebês, alega que pode proporcionar todos os nutrientes necessários para o crescimento dos pequenos.
Apesar disso, a maioria dos nutricionistas é contra a dieta vegetariana para bebês e crianças.

Riscos da dieta vegetariana para bebês

Todo e qualquer fanatismo é prejudicial ao ser humano. Seja por religião, alimentação ou qualquer outra coisa.
Antes de expor seu bebê a uma dieta restrita você deve se certificar se ele realmente está ingerindo tudo o que precisa para seu crescimento.

Recentes pesquisas apontam que dietas vegetarianas, dependendo da saúde e genética da criança, podem ocasionar deficiência de ferro e, inclusive provocar atraso no desenvolvimento psicomotor. As mesmas pesquisas apontam que este tipo de dieta pode provocar deficiência de vitamina B12, vitamina D e, consequentemente gerar um quadro de raquitismo. Além de tudo isso, quando há um excesso no consumo de fibras pode haver uma diminuição no consumo calórico.
Claro que cada ser humano é único e reage de diferentes maneiras a determinadas alimentos, contudo, é preciso sempre ter o acompanhamento de um profissional de saúde e refletir muito antes de qualquer seguir qualquer dieta que possa prejudicar seu filho.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.