Dieta Vegetariana: Benefícios e desvantagens

Por J.Costa


A dieta vegetariana está sendo uma boa alternativa para milhares de pessoas que desejam não apenas proteger os animais, mas também evitar alguns problemas alimentares relacionados com o consumo de alimentos com origem animal.

Com relação a este assunto existem muitas considerações polêmicas com relação após benefícios e desvantagens deste tipo de prática alimentar para a saúde das pessoas que a utilizam e por isso vamos mostrar alguns detalhes para quem pretende se tornar mais um vegetariano.

Dieta Vegetariana: principais benefícios e desvantagens

Principais modalidades de vegetarianos

Existem diferentes tipos de vegetarianos variando de acordo com os alimentos que são eliminados de sua alimentação sendo que os Ovolactovegetarianos não comem carne, mas utilizam produtos como laticínios e ovos. Os Lactovegetarianos não comem carne e nem ovos mantendo de origem animal apenas o leite e seus alimentos derivados enquanto que os Vegetarianos Estritos não comem carne, ovos e nem mesmo laticínios e já os Veganos são os mais radicais não tendo nada de origem animal na alimentação, casa, vestuário ou outro ramo de sua vida.

Principais benefícios e vantagens da dieta vegetariana

Com relação aos seus pontos positivos este tipo de dieta diminui o risco de ocorrerem problemas como diverticulite e problemas cardiovasculares em virtude da redução no consumo de gordura saturada bem como tem uma menor chance do desenvolvimento de câncer pelo não consumo de carne vermelha e um funcionamento intestinal muito melhor.

Por outro lado, existem muitas desvantagens nesta forma de alimentação como a possibilidade de ocorrerem deficiências nutricionais como de vitamina B12, ferro, cálcio e outros componentes podendo causar problemas como fraturas, palidez, cansaço, tontura, fraqueza, dores de cabeça latejantes e outros.

Existe ainda uma grande chance de ocorrer dificuldade para o ganho de massa muscular porque as fibras musculares são trabalhadas por meio da proteína animal que não pode ser substituída pela vegetal que quase não consegue ser aproveitada pelo organismo.

Dicas para quem pretende seguir uma dieta vegetariana

Neste caso a primeira ação importante consiste em decidir qual o tipo de vegetarianismo que pretende adotar com o devido acompanhamento médico. Para evitar a ocorrência de deficiências de nutrientes é importante fazer um plano alimentar elaborado por nutricionista de acordo com o tipo de vegetarianismo, altura, peso e sexo para que ocorra o suprimento das necessidades de proteínas e energia ao organismo.

Em virtude desta questão das carências nutricionais possíveis com a falta da proteína da carne na dieta é preciso muitas vezes se ter o uso de suplementos de vitamina B12, ferro, cálcio e outros nutrientes relevantes como também fazer exames de sangue com periodicidade para verificar se está tudo normal com o corpo.

Os grandes indicados para substituir a carne na sua dieta são alternativas como o ovo e o leite, para quem vai poder ingerir os mesmos, sementes, cereais integrais, leguminosas, leite de soja, tofu, óleos de boa qualidade bem como frutas, verduras e legumes.

Conclusão

Portanto, a dieta vegetariana conta com uma série de benefícios e desvantagens que precisam ser considerados no momento de fazer esta escolha para a sua alimentação tomando com isso os cuidados necessários para evitar problemas de saúde.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.