Dieta vegan vegetariana é boa? funciona?

Por J.Costa


Já não é de hoje que os especialistas ressaltam os benefícios de uma dieta vegetariana, ou seja, livre de produtos de origem animal. Atualmente, a “dieta vegan” ganhou ainda mais destaque na mídia pelo fato de ter sido seguida com sucesso por grandes celebridades dos Estados Unidos.

Esse tipo de dieta exclui o consumo de todo e qualquer tipo de alimento de origem animal o que inclui não só a carne mas também ovos, leites, queijos etc.

Grande figuras como Allec Baldwin, Woody Harrelson, Russell Brand, Mike Tyson e Bill Clinton já confessaram serem seguidores da dieta vegan. Acredita-se que o grande impulso para que as pessoas olhassem com mais carinho para esse tipo de alimentação foi o documentários “Meet your meat” que mostra a grande crueldade que os animais são tratados no batedouro.

No Brasil, o Grupo Rio da Sociedade Vegetariana Brasileira existem os “veganos” que adotam uma dieta vegetariana radical, mas também aqueles que consomem ovos e leite. Muitos restaurantes são especialistas nesse tipo de refeição como é o caso do Tempeh, Refeitório Orgânico, Vegan Vegan e Vegetariano Social Clube.

Se por um lado alguns defendem a dieta vegetariana, por outro, alguns especialistas a condenam. De acordo com a American Heart Association e Comitê para Dieta e Saúde do National Research Council, os vegetarianos restritos correm o risco de diversas deficiências, especialmente da vitamina B12.

O Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UNESP, em Botucatu, São Paulo, o vegetarismo não é absolutamente não recomendado para crianças e nem mesmo para grávidas pois pode ser prejudicial ao feto.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.