Dieta sem lactose emagrece? Quais os prós e contras?

Por J.Costa


As dietas sem lactose também conhecidas como “Lac Free” (Livre de Lactose) estão se tornando a cada dia que passa mais adeptas especialmente pelo uso das mesmas para emagrecer de mulheres conhecidas e famosas. Mesmo com esta fama toda é preciso antes de se decidir pela realização de uma dieta que corte os produtos que contém lactose conhecer de maneira completa os prós e contras para o organismo desta forma específica de regime alimentar.

A grande propaganda relacionada com este tipo de dieta consiste na abordagem de que assim como os bezerros não ingerem leite os homens também poderiam ficar sem este tipo de substância, mas é preciso ponderar que estas espécies não são nem mesmo parecidas.

Dieta sem lactose: saiba seus prós e contras

Dieta sem lactose: saiba seus prós e contras

Ao contrário dos animais ruminantes os humanos têm a capacidade de produzir uma enzima que digere a lactose chamada de lactase a qual reduz a sua produção com o avançar da idade, mas a mesma não é eliminada. Mas esta diminuição se torna maior quando ocorre uma grande restrição do consumo da lactose porque nesta situação a intolerância ocorre em proporções maiores.

Muitas vezes os sintomas orgânicos que determinam a decisão por uma dieta sem lactose são a má digestão e ainda uma grande distensão abdominal que pode acontecer não em decorrência do consumo de produtos lácteos, mas sim em virtude de um desequilíbrio entre as bactérias benéficas e maléficas existentes no sistema intestinal. No entanto, esta situação também ocorre com a ingestão de alimentos os quais contenham muitos conservantes, corantes e acidulantes sendo que a sua retirada da alimentação alivia os sintomas que não são, muitas vezes, causados pela lactose.

É preciso ainda ponderar que ao deixar de consumir leite e derivados o corpo também fica sem a sua principal fonte de cálcio cuja deficiência pode levar a problemas nos ossos, músculos gerando ainda obesidade e câimbras. Esta indicação de ficar totalmente sem produtos lácteos na alimentação é uma boa opção apenas para nos casos de problemas de saúde estabelecidos como a doença celíaca ou ainda queixas gástricas mais intensas.

Conclusão

Assim, a dieta sem lactose é uma alternativa que precisa ser ponderada com muito cuidado antes de a decisão ser tomada tendo a orientação de profissionais capacitados como médicos e nutricionistas considerando que apenas a exclusão de parte destes tipos de alimentos pode ser suficiente para se sentir melhor e ficar em boa forma.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.