Dieta Dukan faz mal? Um homem quase morreu..

Por J.Costa


Ashley Harrison nunca tinha estado em uma dieta em sua vida mas chegando aos 50 anos e pesando 89 Kg achou por bem eliminar alguns quilos extras. Por esse motivo, adotou a dieta Dukan.

Segundo seu relato ao jornal The Telegraph, ele religiosamente seguiu as restrições da dieta. Depois de dois dias, ele que nunca tinha tido nenhuma doença grave em sua vida, foi hospitalizado em estado grave, em coma.

Sua esposa relatou que no começo do quadro pensou se tratar de um acidente vascular cerebral já que o marido não parecia totalmente consciente quando a ambulância chegou.Ashley Harrison

Três dias se passaram e Ashley Harrison ainda estava em coma sem que sua família soubesse se o quadro seria reversível ou não. Felizmente após quatro dias, o homem voltou do coma.

Em depoimento aos médicos o paciente relatou que só podia ver em preto e branco e ficava entrando e saindo da consciência. À partir desses relatos o neurologista Dr. Nick Moran começou a suspeitar dos sintomas de Harrison já que testes de sangue apontavam intoxicação por amônia, tóxico para o cérebro já interfere com os neurotransmissores.

Mais tarde um teste de urina mostrou níveis elevados de ácido orótico., sinal de um transtorno genético chamado OTC que por sua vez é uma enzima crucial para a remoção de nitrogênio, subproduto de degradação de proteínas. Sem ele o nitrogênio se acumula na forma de amônia levando a vômitos, letargia, coma e óbito. Teste genéticos confirmaram o diagnóstico.

Diante disso, os médicos alertam que uma dieta como esta não é necessária e os criadores e aqueles que propagam o uso da mesmo devem alertas sobre os perigos potenciais.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.