Dieta dos alimentos crus

Por J.Costa


Tal como o nome sugere, a Dieta dos alimentos crus é baseada em alimentos orgânicos e pelo menos 75 por cento dos quais devem ser cozidos. Famosa entre os americanos desde os anos 70, é derivada da chamada dieta do crudivorismo que só permite a ingestão de alimentos crus.

Frutas frescas, legumes, nozes, sementes, algas, frutos secos ao sol e outros alimentos orgânicos ou naturais que não tenham sido processados são a base dessa dieta. Acredita-se que os alimentos crus contém enzimas alimentares essenciais e um maior teor de enzimas. O processo de cozimento pode destruir enzimas alimentares.

Os defensores da Dieta dos alimentos crus acreditam que as enzimas são a força vital de um alimento e que cada alimento contém a sua própria combinação perfeita. Estas enzimas ajudam na digestão dos alimentos de maneira completa. O processo de cozimento destrói as vitaminas e minerais e além disso, os alimentos cozidos levam mais tempo para serem digeridos.

Os seguidores dessa dieta citam diversos benefícios à saúde como melhor aparência da pele, emagrecimento e redução do risco de doenças cardíacas. Por outro lado é possível experimentar a curto prazo dores de cabeça, sensações de náuseas e depressão leve.

O que os nutricionistas pensam sobre esta dieta

A Dieta dos alimentos crus é nutritiva, possui pouca ou nenhuma gordura saturada, baixo teor em sódio, potássio e é rica em fibra. Esses fatores são importantes para ajudar a reduzir o risco de certas doenças, como doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Segundo a Dra. Sarah Schenker, Cientista de Nutrição da Fundação Britânica de Nutrição, comer apenas alimentos crus podem limitar consideravelmente a variedade de opções da dieta e isto pode levar a deficiências nutricionais de ferro e cálcio se seguida por um longo período.

Para outros médicos o melhor é começar com cerca de 70 ou 80 por cento de alimentos crus na dieta. Depois disso ter uma refeição cozida por semana e em seguida, uma vez por mês.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.