Dieta DASH para equilibrar a pressão arterial

Por J.Costa


A hipertensão é uma doença traiçoeira e atinge pessoas de todas as faixas etárias, inclusive crianças. Ela surge como uma doença silenciosa e não apresenta sintomas no início, porém quando se manifesta traz consequências muito sérias. Então, para a pessoa descobrir que está com essa doença, precisa passar muito mal.

Quem é hipertenso sabe que não adianta apenas reduzir o sal, mas existe uma dieta nova que promete ajudar: a dieta DASH. Ela foi elaborada por cientistas norte-americanos e engloba uma série de grupos alimentares que são usados especialmente para os hipertensos.

dieta DASH

Mas o que é a dieta DASH?

DASH significa em inglês “Dietary Approaches to Stop Hypertension”, ou seja, Métodos para Combater a Hipertensão Através da Dieta e nada mais é do que um guia alimentar que tem o propósito de baixar a sua pressão arterial e assim reduzir os riscos à saúde.

Para conseguir controlar de fato a hipertensão é preciso muito mais do que diminuir o sal dos alimentos. Para atingir resultados positivos é preciso que a pessoa mude seus hábitos alimentares, condutas medicamentosas e seu estilo de vida. Sem contar que é preciso praticar atividades físicas e não estar acima do peso, além de ingerir pouca ou então nenhuma bebida alcoólica, não fumar e não consumir gorduras saturadas.

Como seguir essa dieta

Seguir a dieta DASH é bem fácil e também prazeroso, pois ela incentiva o consumo de vegetais (legumes e verduras), frutas frescas e oferece um teor maior de fibras, minerais e vitaminas, fora que ela provoca ainda uma redução de gordura saturada e de colesterol, orientando o consumo de leite desnatado e derivados magros.

Esse conjunto todo ajuda no impacto com a redução da pressão arterial, mas não para por aí, pois o menu ainda inclui peixe, frutas oleaginosas (nozes, castanha-do-pará, macadâmia), grãos integrais, gorduras insaturadas (óleo de canola, azeite extravirgem, girassol), leguminosas (lentilha, feijão, ervilha) mas também limita o consumo de doces, carne vermelha, refrigerantes e açúcar.

Então seus benefícios aos hipertensos, conforme você viu acima, se devem ao fato da dieta ser rica e magnésio, potássio, cálcio e fibras, o que diminui o risco dessa doença cardiovascular sair de controle. Além de tudo isso, a dieta ainda não exclui nenhum dos grupos alimentares.

Principal vilão

O sal é o principal vilão para os hipertensos, então o abuso dele está proibido. No lugar, você pode usar o sal rosa do Himalaya, ele é nutricionalmente bem saudável. E mesmo assim, sempre com moderação de forma a respeitar as orientações para o consumo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mantenha o consumo em torno de 1500 miligramas de sódio ao dia, o que dá três gramas de sal de cozinha.

Vantagens da dieta DASH

Com a dieta DASH você ganha uma silhueta perfeita, além dos benefícios de estar com a pressão em dia. Isso porque adotar hábitos saudáveis com uma alimentação rica em fibras, equilibrada e diminuindo as gorduras consumidas, sódio e o colesterol, sucessivamente você perde massa gorda e você emagrece de forma saudável.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.