Dieta DASH para emagrecer e diminuir a hipertensão

Por J.Costa


Apesar do nome um tanto quanto estranho, a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) foi publicada pela revista Diabetes Care e consiste num modelo dietético especialmente para pessoas com problemas de hipertensão e que precisam emagrecer.

Provavelmente você conhece alguém que sofre de pressão alta. Na verdade, um terço da população americana adulta é afetada pelo problema. O grande problema é que a pressão arterial elevada pode se transformar em um problema grave e perigoso se não for diagnosticado e tratado precocemente. Deixando à própria sorte, não é incomum casos de AVC e doenças cardíacas.

Dieta DASH para emagrecer e diminuir a hipertensão

Os criadores da dieta DASH alegam que pode ajudar os indivíduos a reduzir os riscos de problema da saúde e reduzir a pressão arterial logo nas primeiras duas semanas. O programa de alimentação é baseado em uma variedade de alimentos com porções adequadas. Ao comer a mistura desses alimentos, a dieta vai ajudar você a obter os nutrientes adequados para o bom funcionamento do organismo.

Objetivos nutricionais da dieta

-> 2.100 calorias
Gordura total: 27% das calorias
Gordura saturada: 6% das calorias
Proteína: 18% das calorias
Carboidrato: 55% das calorias
Colesterol: 150 mg
Sódio: 1.500mg à 2.300 mg
Potássio: 4.700 mg
Cálcio: 1.250 mg
Magnésio: 500 mg
Fibras: 30 g

Durante a série de estudos realizados em pacientes obesos, a dieta se mostrou eficiente para baixar a pressão arterial e melhorar a capacidade antioxidante. Uma variação da dieta com um teor de calorias reduzido para 1.500 Kcal resultou em uma perda de peso e melhorou no perfil metabólico dos pacientes.

Continue lendo:

One thought on “Dieta DASH para emagrecer e diminuir a hipertensão

  1. Caros Srs
    poderiam por favor, enviar-me uma ficha com a Dita Dush, uma vez tratar-me de Hipertenso.

    Melhores cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.