Dieta das fibras funciona? Como fazer?

Por J.Costa


A maioria das dietas promete um emagrecimento, e de fato funcionam. O problema é que geralmente essas dietas te fazem ganhar todos os quilinhos perdidos depois de tanto esforço. Entretanto, existe uma dieta que realmente é funcional e possibilita-nos mantermos o peso após emagrecer: a dieta das fibras.

Para nos aprofundarmos mais no assunto, vamos primeiro ressaltar que as fibras podem ser de dois tipos: solúveis e insolúveis.

Fibras solúveis: Podem ser encontradas principalmente em leguminosas, frutas e verduras e promovem a sensação de saciedade, devido à alta absorção de água.
Fibras insolúveis: São encontradas principalmente em grãos integrais, cereais e verduras, aumentam a velocidade da digestão e facilitam a movimentação das fezes no intestino, promovendo a limpeza do intestino.

Dieta das fibras

A dieta das fibras é utilizada com sucesso por diversas pessoas em todo o mundo.

A dieta das fibras é baseada no consumo de alimentos ricos em fibras. Pra quem não sabe, as fibras demoram mais para serem digeridas e isso produz uma sensação de saciedade para quem as consome. Além disso, as fibras têm um mecanismo semelhante a uma esponja, absorvendo carboidratos e gorduras, aumentam a velocidade do metabolismo e consequentemente o gasto de energia pelo corpo, o que reflete na perda de peso. As fibras evitam constipações, aperfeiçoando o desempenho das funções do intestino, dessa forma muitas toxinas são expelidas do corpo, deixando também a pele mais limpa, bonita e saudável.

A principal diferença dessa dieta, comparada a outras dietas que não mantém o peso após o emagrecimento, além dos benefícios já citados, é que através dela é possível fazer uma reeducação alimentar e sem se privar de comer os alimentos que você tem vontade. Nessa dieta você pode comer suas guloseimas favoritas ou o churrasco que você ama, contanto que você substitua esses alimentos por outros de mesmo valor calórico, ou seja, você pode comer o seu chocolate desde que ele substitua a pera que você deveria comer.

Na dieta das fibras o foco é manter a ingestão de alimentos dentro de uma determinada quantidade de fibras (25g a 35g), pois se você “passar dos limites” a absorção de vitamina A e de nutrientes como o ferro, o zinco, e o cálcio será prejudicada. Os cardápios diversificados que compõem a dieta das fibras geralmente limitam o consumo de 1200 Kcal diárias, e sua utilização constante pode promover a perda de até 8 kg mensais.

É importante ressaltar que existem pessoas que não estão habituadas a comer alimentos fibrosos, portanto, nessas pessoas a dieta das fibras deverá ser inserida em seu hábito alimentar pouco a pouco.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.